.
 
 
Equipe do HMV publica estudo sobre implementação de protocolo para ventilação mecânica em CTI
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/08/2017

Equipe do HMV publica estudo sobre implementação de protocolo para ventilação mecânica em CTI

Pesquisa realizada na instituição foi publicada no The Journal of Critical Care

Mais da metade dos pacientes internados em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) necessitam de ventilação mecânica em algum momento da sua estada. Uma difícil tarefa é a retirada desse equipamento. Com risco de falha em 30% dos casos, a técnica depende da expertise médica, organização do trabalho multidisciplinar e seguimento rigoroso de protocolos clínicos.

A equipe do Centro de Tratamento Intensivo Adulto (CTI-A) do Hospital Moinhos de Vento, liderada por médico intensivista Cassiano Teixeira, realizou um estudo para avaliar se a implementação de um protocolo multidisciplinar voltado a retirada dos pacientes da ventilação mecânica melhoraria os resultados clínicos dos pacientes. A pesquisa foi publicada no periódico americano The Journal of Critical Care.

Foram investigados os pacientes dependentes de ventilação mecânica ao longo de sete anos. A estratégia multifacetada consistiu na educação contínua dos médicos assistentes e funcionários do CTI sobre as formas de aplicação e os resultados do protocolo. O estudo foi conduzido em três fases: desenvolvimento do protocolo, execução do protocolo e monitoramento dos resultados.

“Uma diferente abordagem pode aumentar a adesão do médico assistente ao protocolo e melhorar os resultados clínicos dos pacientes”, afirma Cassiano.

O estudo


Foram avaliados 2.469 pacientes em sete anos. Durante o período, a adesão do médico assistente ao protocolo aumentou de 38% para 86%. O sucesso foi maior em pacientes submetidos ao protocolo (85,6%) em comparação com aqueles pacientes submetidos à retirada da ventilação mecânica com base na prática clínica (67,7%) sem seguir o método proposto.


Autor: Cláudia Paes
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602