.
 
 
As boas perspectivas do Cooperativismo Financeiro
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/08/2017

As boas perspectivas do Cooperativismo Financeiro

Artigo de Paulo Abreu Barcellos é diretor-presidente da Unicred Central RS

Em tempo de altas taxas de juros, as instituições financeiras cooperativas são uma opção inteligente. Seus preceitos sólidos e éticos fazem o cooperativismo de crédito crescer independentemente do cenário de dificuldade econômica que vive o País. As cooperativas guardam semelhanças com os bancos comerciais, mas os diferenciais que contam a favor do sistema cooperativo são significativos, tanto no retorno financeiro como no relacionamento. Os cooperados são mais que clientes, são os donos do “negócio” e participam das decisões da cooperativa. Isso é uma das maiores vantagens que o sistema cooperativo proporciona e um dos principais pontos de atração na expansão da carteira. E não é só isso. Os cooperados, usuários das linhas de crédito, se beneficiam de taxas diferenciadas e da redução de tarifas, sem falar das aplicações e de sua rentabilidade atrativa.

O desempenho das instituições financeiras cooperativas se deve à forte atuação local e regional e proximidade de seus cooperados mesmo neste importante período de dificuldades, mantendo os estímulos ao desenvolvimento e o apoio às comunidades em que estão inseridas. Isso permite conhecer profundamente a economia da sua região e consequentemente os setores que apresentam crescimento, estagnação ou retração, ajudando na tomada de decisão pontual para cada setor.

No aspecto econômico, este ano, a queda da inflação e a redução da taxa Selic pelo COPOM estão tornando a precificação dos produtos das cooperativas ainda mais atrativos, incentivando a utilização dos serviços financeiros ofertados aos seus cooperados, além de despertar ainda mais o interesse do público em geral. Por outro lado, o segmento se mantém atento às tendências de mercado lançando novos serviços e produtos, linhas de crédito e financiamento diferenciadas, atualizando ferramentas e canais comunicação (mobile e Internet Banking).

Assim, celebramos as conquistas do cooperativismo brasileiro, que vem apresentando, ao longo de sua história, notável crescimento, resultado de um esforço conjunto de todos que atuam neste segmento. 


Autor: Daniel Rodrigues
Fonte: Martha Becker
Autor da Foto: Jonathan Heckler

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602