.
 
 
Energéticos e outras bebidas estimulantes podem desencadear arritmias
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/02/2018

Energéticos e outras bebidas estimulantes podem desencadear arritmias

Especialista explica por que o consumo dessas substâncias pode ser tão perigoso para a saúde do coração

Todo mundo tem o direito de se divertir. No entanto, é preciso cuidado a respeito das escolhas feitas em um momento de euforia. Muitas vezes, atitudes inofensivas podem desencadear problemas de saúde mais sérios, como arritmias. “Já existem vários estudos mostrando que o uso de energéticos à base de cafeína apresenta riscos para o coração, principalmente por facilitar o aparecimento das arritmias cardíacas”, explica o Chefe da Clínica Cardiologia do Hospital CEMA, Carlos Alberto Pastore.

Arritmia é o termo usado para designar os desajustes nos batimentos e ritmo do coração, que pode bater mais rápido do que o normal (taquicardia) ou mais devagar (bradicardia). Bebidas estimulantes não têm esse nome à toa. Elas “aceleram” o organismo, inclusive o sistema cardiovascular. “Não há dúvida de que o coração é sensível às substâncias dos energéticos, e, quando associados ao álcool, são muito agressivos ao músculo e ao sistema elétrico do órgão”, detalha Pastore.

Embora seja um problema que pode acometer qualquer um, são os pacientes portadores de doenças cardíacas os maiores prejudicados. Nesse caso, o mais recomendado é evitar o consumo de tais substâncias. Muitas vezes também o uso de bebidas estimulantes pode “desmascarar” uma doença que estava escondida. “As doenças elétricas do coração, por vezes, são assintomáticas, e só se expressam quando o coração é estimulado. Fazer exercícios muito intensos, usar drogas e também consumir energéticos podem ser fatores desencadeadores das arritmias cardíacas. E podem ser fatais”, finaliza o médico.

Embora alguns casos sejam assintomáticos, alguns sinais podem indicar que há algum problema cardiovascular ocorrendo. O mais comum deles é sentir palpitações ao consumir tais bebidas. A principal recomendação, nesse caso, é interromper o uso de energéticos e similares e procurar um especialista. 


Autor: Cintia Ferreira
Fonte: Assessoria de imprensa CEMA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602