.
 
 
Samu
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/11/2008

Samu

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência comemora 13 anos de atendimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) comemora amanhã, 18, às 17h, no auditório Bruno Marsiaj, localizado no 3º andar do Hospital de Pronto Socorro (HPS), seus 13 anos de atendimento às situações de urgência em Porto Alegre. Durante o evento, os convidados participarão de um coquetel e assistirão ao vídeo com o histórico das ações do Samu, além da apresentação da banda dos servidores do HPS, Fratura Exposta.

No primeiro semestre de 2008, o número de ligações caracterizadas como pedidos de socorro foram aproximadamente 3.185 por mês, sendo que 48,5% resultam no envio de ambulâncias. A maior parte dos atendimentos são urgências clínicas, seguidas pelas urgências traumáticas - acidentes de trânsito, agressões, quedas, entre outras.

A gerente do Samu, Liege Bazanella destacou a importância da comemoração e ressaltou que o serviço é essencial para a sociedade porto-alegrense na qualidade do atendimento imediato nas situações de urgências como atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, entre outras. “Além de fazer a intervenção na rua e no domicílio, o Samu realiza manobras básicas e avançadas para recuperação do paciente e aumenta a sobrevida das pessoas”, enfatizou.

Médico regulador - Bazanella lembrou ainda a importância do médico regulador nestes 13 anos de atendimento de ocorrências pelo Samu. “As pessoas têm que ouvir o que ele tem a dizer principalmente nas situações graves como paradas cardio-respiratórias. O médico pode orientar por telefone o que elas devem fazer até a chegada da ambulância no local da ocorrência”, alertou.

O Samu de Porto Alegre iniciou suas atividades em 1995 e é responsável por fazer a regulação das urgências da cidade, além de prestar o atendimento pré-hospitalar nas situações urgentes que configuram risco iminente de vida.

O serviço conta hoje com cerca de 180 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e motoristas, que trabalham em 15 ambulâncias, sendo três de suporte avançado (Unidades de Tratamento Intensivo) e 12 de suporte básico, além de uma base no HPS e 10 bases descentralizadas no atendimento de urgência nas principais zonas de Porto Alegre, que são monitoradas através de um sistema de localização por satélite.

192 - As chamadas de urgência para o Samu são feitas pelo telefone 192, na Central de Regulação de Urgência, localizada no segundo andar do HPS, onde as telefonistas atendem por 24 horas às chamadas gratuitas - com gravação completa das conversações -, e o médico regulador decide sobre o envio da ambulância com os dados averiguados no local da ocorrência.

A quantidade de ambulâncias para uma população da dimensão da Capital Gaúcha, o número de médicos, protocolos de atendimento e rotinas de serviço, entre outras questões, são estabelecidos pela Portaria 2.048 do Ministério da Saúde.


Autor: Imprensa/Foto: Tarsila Pereira
Fonte: PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581