.
 
 
Infectologista do Hospital Universitário de Canoas alerta sobre a importância da vacina da gripe
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/04/2018

Infectologista do Hospital Universitário de Canoas alerta sobre a importância da vacina da gripe

Imunização começa nesta segunda-feira (23) e serve para proteger contra os três tipos de gripe provocados pelo vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B da linhagem Victória

Nesta segunda-feira (23), teve início nos postos de saúde de Canoas mais uma campanha de vacinação conta o vírus influenza. As doses da vacina serão disponibilizadas para os grupos com mais chances de contrair a doença, entre eles crianças, idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas, além de trabalhadores da saúde, professores, indígenas aldeados e pessoas privadas de liberdade.

Segundo o Infectologista Guilherme Domingues, médico do Hospital Universitário (HU) de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina preventiva e à Saúde Pública (GAMP), a vacinação é para proteger contra os três tipos de gripe provocados pelo vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B da linhagem Victória. Para ele “é importante que quem esteja nos grupos de risco faça a vacinação, pois a vacina, além de prevenir a gripe, previne também as complicações que possam surgir, como uma internação hospitalar ou um avanço para pneumonia”, explica o médico.

Em 2017, 439 casos de influenza foram identificados no Estado, somando mais de 40 mortes. O médico alerta que a vacina deve ser renovada a cada ano. “A vacina se renova anualmente e tem uma validade de 6 a 9 meses, pois não gera imunização permanente. É importante que mesmo quem já tenha ido aos postos de saúde se vacinar em 2017, se apresente novamente neste ano”, ressalta.

Além disso, salienta que “a vacina não causa gripe. Caso a pessoa tenha se vacinado e apresentado os sintomas da doença, muito provavelmente já havia tido o contato com o vírus previamente”.

A dica do especialista para quem quer se proteger contra o vírus e não está no grupo de risco é sempre higienizar bem as mãos, adquirir o hábito de usar o álcool gel e evitar lugares fechados. Se forem apresentados sintomas como febre, dor de garganta, dor de cabeça e nas articulações, a pessoa necessita procurar ajuda médica, mesmo que já tenha se vacinado.

Grupo GAMP

O Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) é uma Organização de Saúde que atua desde 2006 na prestação de serviços junto a governos municipais e estaduais. A OS atua em várias regiões do Brasil e se destaca pela gestão transparente e capacidade de administração de equipamentos de saúde e recursos públicos com responsabilidade e dentro da Lei. Com sede na capital paulista, atualmente está presente no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde é responsável pela gestão de quatro unidades de saúde em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre: o Hospital Universitário (HU), o Hospital de Pronto Socorro (HPSC), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).


Autor: Redação
Fonte: Camejo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581