.
 
 
Casos de colesterol alto podem ter origem familiar
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/05/2018

Casos de colesterol alto podem ter origem familiar

Mapeamento genético da doença será um dos temas abordados em simpósio na Capital gaúcha, neste sábado (19)

Eventualmente provocado por maus hábitos alimentares, o colesterol alto também pode ter influência no histórico familiar, conhecida como dislipidemia poligênica. No entanto, a cada 300 indivíduos no mundo, um possui a doença em virtude da herança genética direta. Isso ocorre quando o pai carrega consigo um dentre seis genes específicos conhecidos, diretamente ligados ao metabolismo celular do colesterol. O fato faz com que o filho possua 50% de chances de herdar a dislipidemia familiar heterozigótica, aumentando, consequentemente, a possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, como AVC ou infarto, e reduzindo assim sua expectativa de vida. 

O diagnóstico da dislipidemia familiar heterozigótica, nome científico do colesterol alto provocado por herança genética, será um dos pontos abordados durante o II Simpósio Internacional de Genética de Doenças Cardiovasculares. Voltado a profissionais da área, o evento ocorre no próximo sábado (19/5), no Auditório do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, reunindo especialistas do Brasil e Exterior. Conforme o Gestor do Serviço de Cardiologia da Instituição e um dos organizadores do Simpósio, Dr. Cristiano Jaeger, a doença não tem cura e o seu controle deve ser realizado através de medicamentos, mesmo que o paciente tenha hábitos saudáveis de vida e boas condições gerais de saúde. 

“Havendo histórico de colesterol alto na família, especialmente entre os pais, o exame de mapeamento genético é a forma mais fidedigna de confirmar se a pessoa herdou a doença. Trata-se de um diagnóstico preciso, que requer apenas uma amostra de saliva para análise laboratorial”. O Hospital Mãe de Deus é um dos poucos centros no Estado a oferecer o exame. De acordo com Dr. Cristiano Jaeger, o simpósio de sábado irá abordar os avanços desta técnica e a sua respectiva difusão como forma de combater a dislipidemia e as doenças cardiovasculares no cenário nacional. 


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581