.
 
 
I Simpósio Multidisciplinar de Lúpus Eritematoso Sistêmico do Hospital Moinhos de Vento
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/05/2018

I Simpósio Multidisciplinar de Lúpus Eritematoso Sistêmico do Hospital Moinhos de Vento

Entre os palestrantes, está o Dr. Morton Scheinberg, do Hospital Albert Einstein de São Paulo, um dos principais especialistas do país na pesquisa do tratamento da doença

No dia 25 de maio, o Hospital Moinhos de Vento reúne reumatologistas do Rio Grande do Sul, convidados de São Paulo e do exterior para o I Simpósio Multidisciplinar de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). O objetivo é apresentar o que há de novo no tratamento e diagnóstico desta doença inflamatória crônica, autoimune e que ocorre quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. Entre os palestrantes, está o Dr. Morton Scheinberg, do Hospital Albert Einstein de São Paulo, um dos principais especialistas do país na pesquisa do tratamento da doença.
 
O LES se caracteriza, geralmente, pela presença de manchas avermelhadas na pele, em especial nas maçãs do rosto, geralmente desencadeadas pela exposição à luz ultravioleta.. As mulheres são preferencialmente acometidas, principalmente na faixa etária entre a adolescência até os 45 anos de idade, fase altamente reprodutiva e de maior produção estrogênica. Além de manifestações cutâneas, o comprometimento articular é comum, como artralgias e artrite. Dores musculares difusas, envolvimento renal, cardíaco, pulmonar, sistema nervoso periférico e sistema nervoso central também podem ocorrer.
 
“A prevalência da doença vem reduzindo nos últimos anos devido a melhores e mais específicos testes diagnósticos, além de pesquisas de novas drogas para o tratamento mais eficaz desta doença crônica multissistêmica” ressalta a chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento, Karina Gatz Capobianco, ao destacar que especialistas experientes no diagnóstico e manejo desta doença estarão presentes no evento.
 
Dr. Morton Scheinberg está entre os debatedores de destaque e vai abordar as pesquisas em terapia imunobiológica para o tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico. O médico reumatologista especializou-se em Clínica Médica nos hospitais da Tufts University, em Boston, em Reumatologia pela Boston University e possui o título de PhD em Imunologia pela mesma universidade. Morton é autor de mais de 200 trabalhos publicados nas principais revistas médicas internacionais, além de ter quatro livros na área. Foi o primeiro médico brasileiro a ser homenageado pelo Colégio Americano de Reumatologia com o título master em reconhecimento pela trajetória no setor.
 
Em entrevista ao Programa do Jô, Scheinberg destacou que a tendência é que na próxima década será usada menos cortisona e mais medicamentos novos que interferem na produção excessiva de autoanticorpos. “Estas novas drogas provavelmente deverão fazer com que essa população de células fique cada vez menor ou interfiram em mecanismos que permitam que elas não sobrevivam por muito tempo” destacou na oportunidade. O médico fará o encerramento do Simpósio com a palestra Desafio da Pesquisa em Lúpus Eritematoso Sistêmico com novos agentes biológicos.
 
Na parte da tarde, o professor de Medicina da Johns Hopkins University, Dr. George Stojan, ministrará duas palestras por videoconferência sobre reumatologia clínica e molecular. O especialista integra o Centro de Lúpus do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore (EUA), reconhecido como um dos melhores centros de Reumatologia do mundo.
 
Recentemente, a chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Karina Gatz Capobianco, integrou duas importantes atividades nos Estados Unidos. A especialista teve a oportunidade de buscar referências sobre o que há de mais atual na área. “O objetivo é estabelecer na estrutura do Serviço de Reumatologia da nossa instituição os mesmos moldes da organização americana. Avaliamos que seguimos a mesma linha de cuidado. A forma séria, ética e competente com que trabalhamos, junto com qualidade de atendimento aos pacientes, muito nos orgulha quando nos comparamos a esta unidade de referência mundial”, ressalta.
 
O evento contará ainda com palestras de especialistas da instituição que abordarão outros aspectos em relação ao LES, como remissão ou baixa atividade de doença, avaliação de déficit cognitivo em pacientes com LES assim fatores de risco cardiovasculares. Já o professor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Dr. Henrique Staub, falará sobre um dos fatores que, juntamente com fatores genéticos, poderão estar envolvidos nas prováveis causas da doença.
 
Programação do evento
 
25 de maio (sexta-feira)
 
9h - Abertura
 
Dr. Luiz Antônio Nasi - Superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento
 
Dra. Karina Gatz Capobianco - Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento
 
9h15 - Avaliação Cognitiva em Pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
 
DraJeannete Farina - Médica Neurologista,  Responsável pelo Núcleo de Memória do Serviço de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento
 
10h - Remissão ou Baixa Atividade do LES como Alvo Terapêutico
 
Dra. Tamara Mucenic – Médica Reumatologista do Serviço de Reumatologia do Hospital moinhos de Vento
 
10h45 - O que há de novo em Terapia Biológica no Lúpus Eritematoso Sistêmico
 
Dr. Morton Scheinberg - Médico Clínico e Reumatologista do Hospital Albert Einstein, São Paulo
 
11h30 - Coffee Break
 
11h45 - Lúpus e hormônios
 
Dr. Henrique Staub - Médico especializado em Clínica Médica e Reumatologia, Professor daa Faculdade de Medicina da PUCRS
 
12:30 - Almoço
 
14h30 - Videoconferência
 
14h35 - Cardiovascular Systemic Lupus Erythematosus: a practical approach
 
Dr. George Stojan - Professor of Medicine at the Johns Hopkins University School of Medicine
 
15h20 - Weight in Systemic Lupus Erythematosus: Extremes and Paradoxes
 
Dr. George Stojan - Professor of Medicine at the Johns Hopkins University School of Medicine
 
16h - Coffee break
 
16h15 -  Risco Cardiovascular no LES
 
Dra. Carisi Polanczyk - Médica Cardiologista e Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento
 
17h - O Desafio da Pesquisa com novos biológicos
 
Dr. Morton Scheinberg - Médico Clínico e Reumatologista do Hospital Albert Einstein, São Paulo
 
17h45 – Encerramento
 
Dra. Karina Gatz Capobianco - Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento
 
COMISSÃO  CIENTÍFICA
 
Dra. Tamara Mucenic
 
Médica Reumatologista do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento.
 
Dra. Karina Gatz Capobianco

Médica Reumatologista, Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento.


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581