.
 
 
Obesidade cresce entre jovens
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/08/2018

Obesidade cresce entre jovens

Em palestra na região Sul do Estado, diretor da AMRIGS defende ampla discussão sobre o tema e destaca consequências para a saúde e custo social

Com índices epidêmicos no Brasil, a obesidade atinge principalmente os jovens, cuja faixa etária apresentou um aumento de 110% entre 2007 e 2017, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Diante deste cenário, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promove na sexta-feira (31/08), às 19h30min, mais uma edição da sua Caravana em Rio Grande. O cirurgião do aparelho digestivo e diretor de comunicação da entidade, Juliano Chibiaque, é o responsável pela exposição.

- Este tema exige um debate importante entre a comunidade médica e a sociedade, pois implica em graves problemas de saúde a longo prazo, mais investimento na rede pública e, principalmente, acesso ao atendimento adequado – comenta o especialista.

Chibiaque destaca as consequências da obesidade, como as doenças associadas, hipertensão e diabetes. Essas patologias acabam resultando negativamente, causando AVC isquêmico, infarto do miocárdio e doenças articulares, que limitam os movimentos do paciente. Para o médico, o custo social, visto que a obesidade tem atingido cada vez mais pessoas em faixa etária produtiva, também deve ser levada em consideração.

Ainda de acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, o índice de obesidade entre os jovens foi quase o dobro da média em outras faixas etárias. O sobrepeso também aumentou neste intervalo de dez anos, atingindo quase 50% da população brasileira. Neste caso, a maior estatística também pertence à juventude.

A palestra ocorre na Associação Médica de Rio Grande (Rua Marechal Floriano Peixoto, 425/402). Voltado a profissionais da saúde e comunidade em geral, o evento tem entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3232 6290. 


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602