.
 
 
Campanha mobiliza médicos e população na prevenção ao câncer de mama, próstata e pele
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/10/2018

Campanha mobiliza médicos e população na prevenção ao câncer de mama, próstata e pele

Em evento em Porto Alegre (RS), Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS), Sociedade Brasileira de Mastologia e Sociedade Brasileira de Urologia esclareceram dúvidas da população

Às vésperas de iniciarem as campanhas de conscientização e prevenção ao câncer de mama, próstata e pele, as três entidades médicas que representam as especialidades promoveram na manhã de domingo (30/09), a 2ª edição do Todos Unidos Contra o Câncer. O evento ocorreu no Parque Moinhos de Vento (Parcão) e contou com aconselhamento por parte dos profissionais a quem passou pelo local.

- Com esta iniciativa nos aproximamos da população, disseminando informações importantes para prevenir estas doenças. O resultado foi tão bom quanto a primeira edição, alcançando ainda mais pessoas. Esperamos que, a partir destas ações, possamos reduzir os índices destas patologias, que são muito frequentes no Rio Grande do Sul – destacou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati.

No estande montado para receber os passantes, médicos das seccionais das Sociedades Brasileiras de Mastologia (SBM-RS) e Urologia (SBU-RS) também conversaram sobre as dúvidas do câncer de cada especialidade.

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente do Brasil, correspondendo a 33% dos diagnósticos. A principal forma de prevenção são as medidas de fotoproteção diárias, principalmente para pessoas com pele mais clara e com exposição direta ao sol. A estimativa de novos casos para 2018 do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de mais de 165 mil, entre eles, 85 mil em homens e 80 mil em mulheres. Já o melanoma, que tem origem nas células produtoras da melanina, corresponde a 3% das neoplasias malignas do órgão. A sua projeção para este ano são mais de 6 mil novos diagnósticos, 2,9 mil em homens e 3,3 em mulheres.

Depois do câncer de pele, o de mama é o mais comum entre as mulheres (28%). A projeção de novos diagnósticos para este ano, conforme o INCA, é de mais de 59 mil. O de próstata também é o mais decorrente em homens após o câncer de pele, e este ano deve ter mais de 68 mil novos casos.

Todos os tipos de câncer apresentam bom prognóstico quando detectados precocemente, por isso conhecer as formas de manifestação da doença, realizar exames regularmente, consultar especialistas e manter uma vida saudável são a melhor receita para preveni-los.

O Todos Unidos Contra o Câncer teve apoio da Unimed, Centro Estadual de Transplantes, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Grupo Hospitalar Conceição, Instituto de Mama do Rio Grande do Sul e Parceiros Voluntários.


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Francine Malessa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602