.
 
 
Tricotilomania
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/10/2009

Tricotilomania

S.O.S. Tricotilomania

Critério Para o Diagnóstico da TTM

Para que o diagnóstico da TTM seja constatado, é necessário que o paciente apresente os seguintes sintomas:

A. Comportamento recorrente de arrancar os cabelos, resultando em perda capilar perceptível.

B. Sensação de tensão crescente, imediatamente antes de arrancar os cabelos ou quando o indivíduo tenta resistir ao comportamento.

C. Prazer, satisfação ou alívio ao arrancar os cabelos.

D. O distúrbio não é melhor explicado por outro transtorno mental, nem se deve a uma condição médica geral (por ex., uma condição dermatológica).

E. O distúrbio causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Similaridades e Diferenças Entre a TTM e a DOC

Apesar da Tricotilomania ser classificada como um Transtorno do Controle dos Impulsos, se analisarmos melhor a TTM podemos notar que esse distúrbio é bastante diferente do DOC (Distúrbio Obsessivo Compulsivo), e da Síndrome de Gilles de La Tourette. Segue abaixo as listas de similaridades e diferenças entre a TTM e o DOC.

Similaridades:

1) Os sofredores dos dois distúrbios não conseguem controlar o ato de repetir os comportamentos demonstrados;

2) Os pacientes têm consciência de que seus comportamentos não fazem sentido;

3) O processo de arrancar cabelos, assim como as compulsões podem aliviar a ansiedade;

4) As compulsões e o processo de arrancar cabelos muitas vezes são efetuados para satisfazer a necessidade de encontrar simetria e perfeição;

5) Acredita-se que os dois distúrbios têm origem genética;

6) Os dois distúrbios respondem positivamente a terapia comportamental.

Diferenças:

1) Pensamentos obsessivos e mórbidos não são características da TTM;

2) O ato de arrancar cabelos não tem o intuito de prevenir acontecimentos ruins, ou de escapar de conseqüências negativas;

3) O fator sensório (necessidade de sentir os fios nas pontas dos dedos, lábios, rosto, etc) tem grande importância na TTM. O ato de arrancar os cabelos muitas vezes é executado para estimular as sensações e diminuir o tédio. Esse mesmo comportamento não é demonstrado na DOC.

4) A princípio, as pessoas que sofrem de TTM sentem prazer no ato de arrancar seus cabelos e, no entanto, na DOC as compulsões são vistas como repulsivas e agonizantes.

5) Os dois distúrbios respondem positivamente à terapia comportamental, porém as terapias são executadas de forma diferente.

6) Os primeiros sintomas aparecem em idades diferentes nos dois distúrbios.

Causas:

É improvável que o estresse sozinho seja causa da TTM. Ainda que muitos sofredores de Tricotilomania descrevam um episódio de estresse que precede a Trico, isso geralmente não pode ser considerado a causa da TTM.

O mais provável é que há uma combinação de fatores genéticos que provocam um desequilíbrio químico. Isso ligado a problemas emocionais, pode ser o princípio da TTM. Também existe a hipótese de que esse problema pode ser relacionado à dieta. Essa hipótese tem sido fundamentada por vários relatos de pacientes que obtiveram melhora após modificação de hábitos alimentares. Entretanto essas são apenas especulações. No momento, muitos estudos ainda estão sendo efetuados para sabermos mais sobre a Tricotilomania.

Conseqüências:

O impacto emocional causado pela TTM é muito grande. Sentimentos de impotência, isolamento, frustração, e vergonha, podem ter efeitos desastrosos na auto-estima de quem sofre de TTM. Não é incomum que pacientes com TTM sintam como se suas vidas tivesse sido arruinada por esse distúrbio. Geralmente o comportamento é mantido em segredo por anos e anos, tornando difícil até visitas ao médico. Muitos não procuram por ajuda, seja lá por pensarem que não há nada que possam fazer, por falta de informação, ou por medo. É também muito comum que sejam ridicularizados pelos próprios parentes.

Todo esse segredo relacionado ao distúrbio faz com que os sofredores se afastem da vida social, tornando difícil ate mesmo a manutenção de um emprego.

O pior aspecto da TTM é a ingestão dos cabelos, que pode levar a formação de tricobenzoá, que com o tempo pode causar um bloqueio intestinal.

Tratamento:

Ainda não existe um tratamento completamente eficiente.

O ideal é a seguinte combinação:

1. Resistir ao impulso:

Quanto mais você resistir melhor, por mais ansiosa que fique. Sem essa resistência nenhum tratamento dá certo.

2. Psicoterapia

3. Medicação:

É um tratamento com Antidepressivos e Neurolépticos. Não são Calmantes nem Estimulantes e não criam dependência física e nem psíquica.

4. Grupos de apoio:

O tratamento pode ter bons resultados mas é sempre demorado (semanas ou meses). Isso faz com que muitas pacientes desistam do tratamento.

Pode ser que as primeiras tentativas não tenham resultado bom. Nesse caso, é preciso ter paciência para tentativas com outros medicamentos.

 

 


Autor: Imprensa
Fonte: Tricotilomania online

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581