.
 
 
Saúde feminina
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/10/2018

Saúde feminina

Sintomas intensos do climatério afeta a vida das mulheres

As mudanças no corpo feminino são constantes. E quando se fala em hormônios, elas são incontáveis. Mas entre elas há uma em especial que marca a chegada do fim do período reprodutivo da mulher: o climatério. Iniciada entre os 40 e 50 anos, essa fase envolve a data da última menstruação e trata-se de um período de progressivas alterações hormonais, que culmina com a chegada da menopausa. 

No climatério, há diminuição dos hormônios produzidos pelos ovários. Com a queda, cresce o risco de osteoporose e de doenças cardiovasculares. Muitas mulheres relatam ainda aumento acentuado no peso, porém ainda não foi possível compreender completamente o mecanismo e a relação dessa característica com o hipoestrogenismo (baixo nível de estrogênios no organismo). A médica ginecologista da Unimed Porto Alegre, Luiza Schvartzman, ressalta que alguns sintomas são mais comuns nessa fase. “Cerca de 70% a 80% das mulheres apresentam, nessa fase, sintomas vasomotores como fogachos e suores noturnos, sendo que em até 30% dos casos eles são considerados intoleráveis”, explica. Outros sintomas podem ser identificados, de acordo com a especialista, como: 

· Secura vaginal;

· Dificuldades nas relações sexuais

· Aumento da frequência de infecções do trato urinário;

· Diminuição de libido;

· Tristeza;

· Ansiedade;

· Insônia;

· Palpitações 

Tratamentos devem ser personalizados

A médica explica que o tratamento mais eficaz ainda é o hormonal. “Há terapias alternativas a essa, principalmente nos casos onde há contraindicação médica ou desejo da paciente, que devem ser selecionadas conforme os sinais e sintomas. Os medicamentos inibidores da recaptação da serotonina (usados como antidepressivos habitualmente) tem sua eficácia no controle dos sintomas vasomotores comprovada por estudos clínicos apropriados”, ressalta Luiza. 

Outra forma de amenizar os sintomas nessa fase é com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação. Os hábitos melhoram o humor e diminuem os desconfortos. Além disso, as atividades físicas regulares fortalecem a musculatura, aumentam a densidade óssea e diminuem a gordura corporal. 

Manter a revisão em dia é o melhor remédio

A revisão anual feminina é a ideal para identificar,. com ajuda médica, os sintomas do climatério. "No período que envolve a menopausa, a revisão anual completa deve ser associada a avaliação sintomática individual e tratamento apropriado, quando for o caso”, explica a ginecologista. 

Mesmo que não sinta nenhum sintoma, é importante que toda mulher se cuide e proteja-se. Exames de rotina, através de acompanhamento médico, são fundamentais para diagnosticar precocemente as doenças que atingem o público feminino, principalmente nos casos de câncer de mama e útero. 


Autor: Juliana Freitas
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581