.
 
 
3a Caminhada pela Prematuridade reúne mais de 400 pessoas em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/11/2018

3a Caminhada pela Prematuridade reúne mais de 400 pessoas em Porto Alegre

Novembro Roxo: evento organizado pela ONG Prematuridade.com movimentou a Redenção pelo Dia Mundial da Prematuridade

Principal causa de mortalidade infantil no Brasil, o parto prematuro mobilizou mais de 400 pessoas numa caminhada simbólica pelo Dia Mundial da Prematuridade, celebrado mundialmente em 17 de novembro. O ato organizado pela ONG Prematuridade.comaconteceu na manhã deste domingo (11/11), no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Desde às 9h da manhã, familiares, cuidadores, profissionais, crianças prematuras e a direção da ONG, concentraram-se em espaço montado pela Prematuridade.com em frente ao Monumento ao Expedicionário para receber apoiadores e chamar a atenção de autoridades e da sociedade sobre esse problema de saúde pública responsável pela morte de mais de 100 mil crianças por ano no país. “Para o Brasil, que é um dos 10 países com maior número de nascimentos precoces antes da 37ª semana de gestação, é muito importante que a gente faça eventos como esse para falar sobre a causa e levá-la adiante”, declarou ao público a fundadora e diretora-executiva da ONG Denise Suguitani.
 
Após reunir os participantes, o grupo deslocou-se pela Redenção, numa caminhada de cerca de 30 minutos, colorindo o parque de roxo, cor da causa, na bela manhã de domingo. A 3ª Caminhada pela Prematuridade em Porto Alegre faz parte de uma extensa agenda de ações que a ONG promove em todo o Brasil neste mês pelo Novembro Roxo. Outra cidade que mobilizou centenas de pessoas neste domingo (11/11) foi Santos, no litoral paulista. As tradicionais Caminhadas pela Prematuridade, estão ocorrendo em diversas cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, entre outros estados. Aqui no RS, a agenda abrange Ijuí, que também realizou evento neste domingo (11/11); Cachoeira do Sul, que sediará o 1º Seminário local sobre o tema, dia 15/11; Parobé com evento marcado para sábado 17/11 e Passo Fundo, onde todos estão convidados à Mateada pela Prematuridade no domingo, 18 de novembro.
 
A Prematuridade.com - Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – é uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela busca de mais políticas públicas e apoio às famílias e cuidadores de bebês prematuros, além de manter uma plataforma online para auxiliar com informações e como rede de apoio. Para pressionar o Poder Público, esta semana a direção da ONG esteve no Congresso Nacional, em Brasília, reiterando a necessidade de atenção à causa. Na Câmara dos Deputados, terça-feira (06/11), houve distribuição de materiais informativos e busca de assinaturas de parlamentares para a renovação da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade no Congresso Nacional, que visa a aperfeiçoar políticas públicas voltadas aos bebês prematuros.
 
As consequências de partos prematuros são inúmeras, pois a idade gestacional determina o desenvolvimento dos órgãos. Conforme o período de prematuridade do nascimento, há grande incidência de problemas de visão, audição, desenvolvimento físico e/ou mental. Vale ressaltar que cada ser humano é único, portanto, a reação de cada bebê depende de diversos fatores. Nesse sentido, torna-se fundamental que haja oferta de cuidados especiais à saúde de crianças prematuras e condições para que pais e cuidadores possam dedicar a necessária atenção aos pequenos. Entre as indicações para melhor desenvolvimento de bebês nascidos antes do tempo necessário está o Método Canguru, tema eleito pela Prematuridade.com à Campanha do Dia Mundial da Prematuridade 2018. 

Para acompanhar a apoiar o trabalho da entidade e dados sobre o problema do parto prematuro, acesse o site http://prematuridade.com/ ou a fanpage: facebook.com/Prematuridade


Autor: Ana Paula Dixon
Fonte: Dixon
Autor da Foto: Ana Paula Dixon

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581