Debates sobre novas tecnologias, tendências, processos e serviços, serão alguns temas abordados na I Jornada de TI Hospitalar, promovida pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Hospital Ernesto Dornelles e da sua mantenedora, a Associação dos Funcionários Públicos do Rio Grande do Sul - AFPERGS. O evento será realizado no dia 05 de dezembro, a partir das 8h, no Anfiteatro Bruno Marsiaj (térreo do HED). Neste primeiro encontro, serão discutidos assuntos relevantes da transformação digital nas organizações como inovação, a segurança da informação e a Gamification, Big Data, Inteligência Artificial (AI), entre outros.
Segundo o coordenador do evento, Amaro Neto, os temas de segurança da informação e transformação digital, são assuntos latentes em todas as áreas de negócio no mundo. “Aproximar hospitais e áreas da TI para o debate e reflexão é imprescindível na caminhada para a adoção de novas tecnologias e metodologias nos cenários de informação, que impactam a área da saúde”, afirma. “Será um espaço que oportunizará a disseminação de conhecimento, integração e aproximação com outros hospitais e meio acadêmico”, complementa.
A jornada iniciará com a palestra de Avelino Zorzo sobre “O que é blockchain e como vai impactar a área da saúde”. Em seguida, Gustavo Artese explanará sobre “A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e seus impactos na saúde”. Guto Niche, abordará sobre transformação digital e “A forma de existir como principal barreira para a inovação”. Tratando sobre Big Data, terá a palestra de Guilherme Sander, com “9 aplicações práticas da inteligência de dados em saúde”. Finalizando o evento, Roberto Cohen falará sobre Gamification, com a palestra “Estratégia de engajamento do século XXI contextualizada na área da saúde”.