.
 
 
AMRIGS atenta para debate sobre abertura de novos cursos de medicina
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/01/2019

AMRIGS atenta para debate sobre abertura de novos cursos de medicina

Iniciativa do Cremers visa suspender a autorização de criação da Faculdade de Medicina em Ijuí

A criação de novos cursos de medicina tem sido uma preocupação permanente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) diante da necessidade de que sejam oferecidas condições para a manutenção da excelência no ensino da especialidade médica. Em medida recente o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) ajuizou a ação contra abertura de curso de Medicina em Ijuí. A iniciativa foi bem recebida pela AMRIGS que vê na prática de abertura de novos cursos o risco sério de perda da qualidade do ensino na profissão.

- Nossa contrariedade não tem relação com a ampliação do número de vagas para os estudantes, mas sim com as condições oferecidas para o aprendizado. Por sua natureza, o médico lida com vidas e se faz indispensável que todo o processo de aprendizagem seja de excelência, não sendo, jamais, admitido que sejam criadas condições medianas para o desenvolvimento profissional daqueles que cuidarão da saúde da população no futuro - afirmou o presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto.

Para a entidade médica, o desafio é trabalhar o crescimento sustentável e de qualidade, já que a grande quantidade de alunos demanda a contratação de professores e funcionários altamente qualificados, salas adequadas para prática de anatomia e hospitais de ensino bem estruturados para o desenvolvimento prático dos temas que os estudantes aprendem na teoria.

O Despacho do Juiz da 4ª Vara Federal de Porto Alegre, Bruno Brum Ribas, fixou prazo de cinco dias para que a União e a Unijuí se manifestem sobre a ação. O documento argumenta que a região de Ijuí já se encontra com excesso de profissionais na área e contempla próximo a ela as Faculdades de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade de Passo Fundo e da Universidade de Erechim, distantes cerca de 200 km da cidade sede da UNIJUÍ. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602