.
 
 
Viaje seguro neste carnaval
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/02/2019

Viaje seguro neste carnaval

Confira nossas dicas de saúde para ir e voltar da folia com segurança

O carnaval se aproxima e muita gente aproveita o período para fazer uma viagem mais longa, na maioria das vezes utilizando rodovias. Em 2018, por exemplo, cerca de 200 mil veículos trafegaram pelas estradas gaúchas em direção ao litoral norte. Por isso, deve-se redobrar a atenção no trânsito e, tomar cuidados simples, pode salvar a vida de motoristas e passageiros.
 
Pegar a estrada pra viajar deve ser algo planejado e pensado com antecedência. Verificar itens de segurança como estepe, macaco e cintos de segurança, checar os níveis de óleo e água e as condições dos pneus são iniciativas mais comuns adotadas pelos motoristas. Mas há boas práticas que aumentam ainda mais a segurança de todos.
 
“As pessoas ficam agitadas nesse período e mais distraídas porque querem chegar logo ao destino, e acabam cometendo erros básicos, como trafegar acima da velocidade e esquecer de usar o cinto de segurança. As fatalidades acabam sendo muito frequentes por conta disso”, explica Giulianno de Souza, chefe de Enfermagem da Ecco Salvae que também atua no resgate da BR-376 há seis anos.
 
Com a experiência de ter estado à frente de centenas de resgates em estradas, Guilianno conta que já viu todo tipo de acidente e muitas vezes assistiu pessoas ficarem incapacitadas e famílias serem desfeitas pela imprudência ao volante. Mas ele explica que todos somos capazes de cuidar da própria segurança e de nossa família, bastando tomar algumas atitudes simples, antes mesmo que pegar a estrada. Confira as dicas:
 
- Vá ao banheiro antes de viajar
 
“A primeira coisa a fazer é esvaziar a bexiga. O cinto de segurança está na direção dela e uma simples batida pode pressionar a região e romper a bexiga. Pode ocorrer uma infecção e complicar uma situação que, a princípio, seria somente um dano no veículo. A dica é: antes de iniciar a viagem, vá ao banheiro.”
 
- Objetos devem ser postos no porta-malas
 
“A 80 quilômetros por hora, um objeto aumenta em 10 vezes seu peso, se tornando um risco para os ocupantes de um veículo. Conforme já previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei no 9.503/97, artigo 248), todos s objetos devem ser transportados no porta-malas. Além de arriscar sua segurança e dos passageiros, infringir esta regra é falta grave, o motorista perde cinco pontos na carteira e recebe multa de R$ 195,23.”
 
- Viaje descansado
 
“A regra básica é: começou a dar sono, pare. As rodovias oferecem apoio aos motoristas, que podem parar para tomar um café, descansar o suficiente para despertar e seguir viagem. Um hábito interessante é fazer uma parada de 10 a 15 minutos a cada duas horas. Isso vai renovar sua disposição.”
 
- Mantenha-se hidratado (mas sem encher a bexiga)
 
“Uma pessoa desidratada perde a concentração, tende a frear tardiamente e diminui a atenção no trânsito. Mas, como disse anteriormente, é importante não ficar com a bexiga cheia. Nas paradas que fizer durante a viagem, vá ao banheiro mas também beba água.”
 
- Kit de primeiros socorros: tenha somente se souber usar
 
“O kit de primeiros socorros já foi obrigatório nos carros, mas deixou de ser porque verificou-se que só era eficaz para pessoas treinadas, podendo até atrapalhar quando usado por quem não tem esse conhecimento.”
 
- Leve água e comida
 
“Outra dica importante é ter um pouco de água e comida a bordo. Algum acidente pode bloquear a pista, deixando as pessoas paradas na via por horas. É interessante ter algo para alimentar-se nesses imprevistos.”
 
Em caso de acidente, o que fazer?
 
Com o aumento do número de acidentes no período do Carnaval, é ainda mais importante saber o que fazer nesses casos. Com a experiência de quem também trabalha no Samu, Giuliano explica que é preciso sempre manter a calma e orienta o que fazer, tanto nas situações em que você é o acidentado e quanto nas que você presencia um acidente:
 
Se você é o acidentado, só desça do carro se perceber que há risco de explosão ou incêndio. Caso contrário, aguarde o socorro chegar e fazer a sinalização da via, para depois sair do carro ou, no caso de estar ferido, ser retirado dele. É bom lembrar que uma lesão medular ocorre por milímetros e qualquer movimento pode ser trágico. Infelizmente, é muito comum a pessoa sair de seu veículo e ser atropelada.”, alerta o professor universitário.
 
No caso de presenciar um acidente, é muito importante reconhecer se possui capacidade de ajudar no socorro ou não. “Quando você vê um acidente e não tem conhecimento técnico do que deve ser feito, não pare, simplesmente siga em frente e deixe o trânsito fluir. Muitas pessoas diminuem a velocidade e até param para ver e acabam causado um outro acidente. O correto é passar em velocidade de segurança e, sempre que possível, avisar ao socorro sobre a ocorrência. É importante procurar saber o telefone de socorro da via que vai trafegar, além dos já tradicionais 192 (Samu) e 193 (Bombeiros).”

Vale lembrar que, se o acidente ocorrer no perímetro urbano de Porto Alrgre, o cliente Ecco Salva pode acionar seu plano e contar com a cobertura dos serviços de emergências e urgências médicas da empresa.


Autor: Redação
Fonte: JJ Tebet
Autor da Foto: Nilton Cardin

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581