.
 
 
13º Seminário PROADI-SUS apresenta Pareceres Técnico Científicos
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/06/2019

13º Seminário PROADI-SUS apresenta Pareceres Técnico Científicos

Projeto que trata do suporte técnico-científico para programas de gestão do conhecimento da ANVISA foi detalhado no encontro

Na última quarta-feira (5) foi realizado o 13º Seminário PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm. O Hospital Moinhos de Vento compartilha sua expertise e executa ações de educação, assistência e pesquisa em todo país através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de saúde (PROADI-SUS).
 
O tema desta edição, apresentado pelo Dr. Sandro Rene Miguel, foi o Projeto “Rede de suporte técnico-científico para programas de gestão do conhecimento da ANVISA”, também chamado de Projeto Pareceres, pois presta auxílio nas tomadas de decisões regulatórias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As ações envolvem avaliações quanto aos novos medicamentos gerados na indústria farmacêutica, novas indicações, alterações de bula, mudança de fase de pesquisa e retiradas do mercado.
 
Miguel destaca que o projeto desenvolve etapas a fim de evitar que medicamentos em desconformidade sejam comercializados. “Em nossos estudos respondemos questões regulatórias para avaliar a eficácia e a segurança do produto e assim gerarmos o parecer. O processo é extremamente importante, pois visa proteger e definir regras baseadas em evidências na disponibilização de tecnologias em saúde para a sociedade como um todo”, explica.
 
Em atividade desde 2015, o Projeto Pareceres gerou 158  Pareceres Técnico-Científicos (PTCs) no primeiro triênio (2015-2017). Destes, a maior parcela envolvia oncologia/hematologia, cardiologia e infectologia. 38% dos estudos trataram de medicamentos de referência, 14% de ampliação de indicação e 12% de medicamentos novos. No atual triênio (2018-2020), foram elaborados 17 pareceres, 4 pareceres estendidos, que são mais complexos, respondendo maiores questionamentos, produção de modelos de estrutura e avaliação. Em 2019, uma capacitação metodológica foi realizada para os técnicos da ANVISA. Para o segundo semestre do ano ainda é prevista mais uma capacitação.
 
“Desejamos auxiliá-los para que avaliem criticamente o material que recebem. Assim também, temos o desejo de padronizar a forma de envio e avaliação dos documentos, pois a indústria envia, por vezes, documentos em demasia e com critérios pouco definidos,” finaliza Miguel.
 
As etapas da geração dos PTCs iniciam com o envio da documentação por parte da indústria para a Anvisa. A agência demanda para o grupo do Hospital Moinhos de Vento que tem até 30 dias para retornar o estudo. Com apoio de consultores externos, a estrutura é examinada e devolvida com recomendações embasadas em informações científicas com linguagem passível de entendimento.
 
PROADI-SUS

O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. 


Autor: Julian de Souza
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581