.
 
 
SBD-RS alerta, em evento na capital gaúcha, para riscos do exercício ilegal da medicina
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/08/2019

SBD-RS alerta, em evento na capital gaúcha, para riscos do exercício ilegal da medicina

Atividade acontece no auditório do CREMERS a partir das 9h do dia 24 de agosto

Os riscos do exercício ilegal da medicina e medidas de prevenção são o tema central do evento, que acontece no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS). A iniciativa contará com a participação de diversas sociedades de especialidades médicas e tem como objetivo chamar a atenção para o problema que atinge profissionais de várias áreas e que repercute em sérios riscos para a população.

A programação inicia às 9h com a solenidade de abertura. A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS), Taciana Dal´Forno Dini, participa da mesa de abertura discorrendo sobre o cenário que é vivido na especialidade diante do número cada vez maior de pacientes com complicações que chegam aos consultórios e clínicas, por conta de procedimentos feitos por profissionais não-médicos.

- Com a Lei do Ato Médico, procedimentos invasivos terapêuticos, diagnósticos ou estéticos são de competência dos médicos. Percebemos uma grande incidência de atuação de outros profissionais nessas áreas e muitos pacientes com complicações acabam parando nos consultórios e clínicas de Dermatologia e Cirurgia Plástica. O alerta que queremos dar é que antes de cuidar da estética, é fundamental pensar na saúde. Nosso o objetivo é diminuir a quantidade de complicações na saúde dos pacientes que ocorrem, entre outros, por procedimentos invasivos realizados por profissionais não médicos, como preenchimento, toxina, laser e outros tratamentos - afirma.

A médica dermatologista lembra que o Rio Grande do Sul é um dos estados que possuem os mais altos índices de câncer de pele no país. Uma mancha escura pode ser um melanoma e, se não é tratado adequadamente, pode até mesmo levar a morte.

A programação conta, ainda, com o debate dos aspectos jurídicos e o papel de entidades como Ministério Público, Polícia Civil e Legislativo. O encerramento está previsto para as 12h05min com o presidente do CREMERS, Eduardo Trindade.

O projeto CREMERS Debate tem por objetivo abordar temas importantes que merecem atenção e devem ser discutidos pelos médicos e pela sociedade. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602