.
 
 
Setembro amarelo: intoxicações são casos frequentes de internações nas emergências
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/09/2019

Setembro amarelo: intoxicações são casos frequentes de internações nas emergências

Tema faz parte da programação da 2ª Jornada de Trauma e Emergência do HPS de Porto Alegre

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas e as tentativas de suicídio com doses excessivas de remédios estão entre as causas mais comuns de internações na emergência do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. O tema chama a atenção ao longo deste mês, dedicado ao Setembro Amarelo, quando é feito o esforço de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Segundo estudo recente desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz um terço dos jovens do país consome bebidas alcoólicas antes dos 18 anos e quase 120 mil adolescentes brasileiros são dependentes de bebidas alcoólicas.

Os dados fazem parte do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, que alerta ainda para a dependência de álcool entre adolescentes. Segundo os pesquisadores, 119 mil jovens entre 12 e 17 anos têm algum tipo de vício em álcool.

- O mais comum, hoje, é a intoxicação medicamentosa. Ou seja, são casos de pacientes que abusaram na dose de algum remédio ou que promoveram tentativas de suicídio. Chama a atenção o número de casos de alcoolismo e uso de entorpecentes, especialmente com jovens - afirma o médico Emergencista do HPS, Marcos Azevedo, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos.

Outro alerta do médico são as combinações perigosas de bebidas e abusos em geral em situações de festas. Quando deparar com os casos, a dica é que seja dado um primeiro atendimento até que chegue uma equipe médica.

- A orientação é manter os pacientes deitados com as vias áreas desobstruídas, ou seja, com uma limpeza de nariz e boca e em uma posição que ela respire normalmente até a chegada do socorro – completa.

O tema é uma das atrações que integra a programação da 2ª Jornada de Trauma e Emergência do HPS de Porto Alegre. O evento acontece entre os dias 3 a 5 de outubro de 2019, no Hotel Sheraton, na capital gaúcha. As inscrições já estão abertas. O evento receberá médicos de várias especialidades, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, cirurgiões dentistas bucomaxilofaciais, nutricionistas e outros profissionais e especialistas que se relacionam com o atendimento de urgência e emergência. O tema central será o “Atendimento multidisciplinar nas urgências e emergências clínicas e traumáticas”.

A realização é da Diretoria Científica do HPS. O apoio é da Fundação Pró HPS, da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Capítulo RS (CBC), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial - Capítulo XI - RS, Sociedade Brsileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do SUl (SOTIRGS). A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site jornadahps.com.br 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602