.
 
 
Distúrbio do sono REM pode ser um sinal precoce de Alzheimer ou Parkinson, segundo estudo
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/10/2009

Distúrbio do sono REM pode ser um sinal precoce de Alzheimer ou Parkinson, segundo estudo

Tal diagnóstico pode auxiliar ao tratamento precoce dessas patologias

Uma desordem estranha, que faz as pessoas representarem fisicamente seus sonhos enquanto dormem, é associada com um risco dramaticamente maior de demência em desenvolvimento, tais como o Alzheimer e Parkinson, de acordo com uma nova pesquisa que sugere que uma certa desordem do sono pode ser, de fato, um sintoma precoce dessas condições.

Pessoas com distúrbio comportamental da fase do sono com REM, uma condição causada pela falha do cérebro para imobilizar os músculos de uma pessoa enquanto ela está sonhando, apresentam 52% de risco de desenvolverem uma dessas doenças neurológicas dentro de anos, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology. Entre pessoas sem esse distúrbio, o risco é de aproximadamente 5%, de acordo com o autor do estudo Ron Postuma, pesquisador em neurologia do Sleep Disorders Center, Hospital de Sacre-Coeur, em Montreal.

O estudo acompanhou 93 pessoas com esse distúrbio durante 12 anos. Depois de cinco anos, 26 pessoas tinham desenvolvido demência: 14 apresentaram Parkinson; sete possuíam demência com corpos de Lewy (que se assemelha ao Alzheimer com características da doença de Parkinson), quatro desenvolveram Alzheimer e uma pessoa sofreu atrofia múltipla dos sistemas cerebrais.

Acredita-se que o distúrbio comportamental da fase do sono com REM é causado por uma degeneração do tronco cerebral - semelhante à degeneração que ocorre no Parkinson e na demência com corpos de Lewy, diz Postuma. Mas as pessoas não são diagnosticadas com essas desordens até que progridam e produzam sintomas notáveis como tremores e rigidez. Contudo, Postuma comenta que o distúrbio comportamental da fase do sono com REM pode indicar "o processo degenerativo inicial [de demência], mas o único sintoma é o problema do sono”.


O distúrbio comportamental da fase do sono com REM é uma das desordens do sono mais dramática. As pessoas com esse distúrbio respondem  fisica e, às vezes, violentamente aos seus sonhos.


A associação entre o distúrbio comportamental da fase do sono com REM e a demência foi observada antes, mas o estudo citado abarcou um período mais longo que a pesquisa prévia, comenta Postuma. Esses resultados significam que os médicos podem começar um tratamento prévio para a demência, reduzindo a velocidade e talvez estancando o seu desenvolvimento, diz Postuma.

A prevalência desse distúrbio do sono não é conhecida, ele acrescenta. É diferente de terrores noturnos, quando uma pessoa acorda amedrontada, ao invés do sono REM — ou Movimento Rápido dos Olhos. Esse distúrbio afeta principalmente homens entre os 50 e 60 anos, causando socos, pontapés ou gritos na fase do sonho durante o sono. Normalmente, apenas os nossos olhos e o sistema respiratório podem se mover durante o sono REM.

Tradução: Equipe Sis.Saúde

Image © iStockphoto/Kiyoshi Takahase Segundo

 


Autor: Jordan Lite
Fonte: Scientific American

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581