.
 
 
Hospital Moinhos de Vento lança curso de formação em cirurgia robótica para urologistas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/11/2019

Hospital Moinhos de Vento lança curso de formação em cirurgia robótica para urologistas

Técnica garante tratamento menos invasivo e recuperação mais rápida a pacientes com câncer de próstata

Com uma das taxas mais altas de câncer de próstata do país (quase um para cada mil habitantes), o Rio Grande do Sul possui uma das equipes mais experientes em cirurgia robótica. São mais de três mil casos atendidos e um dos melhores resultados da América Latina. É com esse time que médicos poderão fazer a formação para realizar procedimentos utilizando o robô. O curso de extensão do Hospital Moinhos de Vento será lançado durante a programação do Novembro Azul.

Nesta sexta-feira (8), dez médicos farão o curso Hands On, de introdução à Cirurgia Robótica, no bloco cirúrgico. É uma amostra do que será a extensão, que terá início no próximo ano, com duração de seis meses. Durante todo o dia, a turma de assistirá ao vivo a duas cirurgias. “Demonstração de cirurgia ao vivo só pode ser feita por equipe experiente e é um evento raro no país”, ressalta o coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Moinhos de Vento, o urologista André Berger.  

Um dos casos é de um paciente com câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens e que registra mais de 14 mil óbitos por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Ele terá toda a glândula retirada. O outro procedimento será realizado em paciente com tumor renal, que deve ter a maior parte do rim preservada. Depois, os médicos poderão praticar no simulador do robô. Também, participarão de discussões com a equipe de especialistas da instituição.  A tecnologia de ponta é a mesma disponível nos principais centros de medicina de excelência do mundo. 

Workshop para profissionais da saúde 

No sábado (9), o 2º Workshop em Cirurgia Robótica do Hospital Moinhos de Vento será aberto a um público maior, de médicos, profissionais da saúde e também estudantes de Medicina. Eles assistirão a uma transmissão ao vivo de cirurgia robótica. Durante todo o dia, participarão de sessões interativas de discussão envolvendo especialidades como urologia, radioterapia e oncologia clínica. A radio-oncologista Daniela Barletta acrescenta que os painéis e debates farão uma abordagem multidisciplinar de câncer de próstata, rim e bexiga. “Serão apresentados casos de tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para estes tumores”, explica.  

O curso e o workshop abrem a programação do Novembro Azul no Hospital Moinhos de Vento. “É mais uma iniciativa de promoção da saúde do homem. Os registros de câncer de próstata estão aumentando ano a ano no Brasil, segundo o INCA. Então, precisamos educar nossos profissionais e conscientizar o público em geral”, alerta o chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Roithmann. 

O oncologista lembra que o Hospital Moinhos de Vento é referência em tratamento do câncer e que, no caso específico dos tumores urológicos, possui, além da cirurgia robótica, exames e tecnologias de extrema precisão na radioterapia e na medicina nuclear. 

A programação completa dos dois eventos estão disponíveis em https://iepmoinhos.eventize.com.br/eventos.

Curso diferenciado no Sul Brasil 

A primeira turma inicia a formação em março de 2020. Com duração de seis meses e dividido em módulos mensais, o curso vai abordar em detalhes os aspectos técnicos dos procedimentos robóticos urológicos. Os profissionais farão uma imersão na tecnologia. O último módulo será realizado na University of Southern California (USC), em Los Angeles, instituição referência mundial em cirurgia robótica. 

O coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Moinhos de Vento ressalta que o curso supre uma lacuna importante na formação de cirurgiões robóticos no Brasil. “Com esta capacitação, esses colegas terão contato com o time que tem uma das maiores experiências do mundo em educação e disseminação de conhecimento nessa área. E terão a oportunidade de se familiarizarem com a tecnologia”, conclui André Berger.


Autor: Redação
Fonte: Moinhos / Critério
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602