.
 
 
Dia da Inclusão reúne cerca de 1,5 mil pessoas em Capão da Canoa
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/01/2020

Dia da Inclusão reúne cerca de 1,5 mil pessoas em Capão da Canoa

Programação gratuita contemplou públicos de todas as idades e teve como foco promover atividades inclusivas

Centenas de pessoas com deficiência e seus familiares vivenciaram um sábado (18/1) de muita alegria em Capão da Canoa. O sol deu um brilho especial ao 1º Dia da Inclusão no Estação Verão Sesc na beira da praia. O evento promoveu atividades esportivas, culturais, de educação e de lazer adaptadas e envolveu mais de 1,5 mil pessoas que acompanharam a programação e circularam pelo local.  

Cadeiras anfíbias para banho de mar, oficina de skate, andadores de pvc, e playground, tudo adaptado para promover a acessibilidade com segurança, foram algumas das opções de lazer que fizeram a diversão. Os participantes também puderam levar para casa mudas de plantas após participarem da Oficina de Educação Ambiental ministrada por pessoas com deficiência intelectual atendidas pela Faders. 

Um dos pontos altos da programação foi a caminhada às cegas na beira da praia. Os participantes fizeram um percurso guiado com os olhos vendados para sentir a sensação do vento, barulho do mar e sons da praia. O principal objetivo foi levar a eles a sensação e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que não enxergam. 

“Buscamos sempre desenvolver atividades onde as pessoas podem se colocar no lugar das outras e proporcionar novas sensações para ter a oportunidade de descobrir novidades”, afirma Cláudia Alfama, coordenadora do projeto Praia Acessível da Faders. No percurso da volta, foram os guias que tiveram os olhos vendados. Para Nelson Kalil, a experiência foi emocionante. “Foi muito bom perceber coisas que com os olhos você não enxerga”, afirmou. Derick dos Santos conseguiu em pouco tempo perceber como é a vida do deficiente visual. Integrante da Equipe da Ong Esporte Mais, Derick, atleta de natação, também aproveitou a oportunidade para tomar banho de mar na cadeira anfíbia para renovar as suas energias.  

As crianças aproveitaram ao máximo as atividades e se revezaram entre o skate adaptado, os brinquedos e alguns se arriscaram no mar. Luciano, de 8 anos, foi um deles. A sua mãe, Adriana Clezar, conta que a família deles costuma participar de eventos com atrações para o filho. “Esse tipo de iniciativa vale muito. São elas que diminuem o tempo das crianças no colo ou na cadeira. O Luciano grita cada vez que vê uma pracinha. Ele quer brincar como toda a criança." 

O João Vicente, de 7 anos, também aproveitou muito. Andou de skate, brincou no gira gira, no pula pula e entrou no mar. “Eventos como esse possibilitam às crianças com deficiências serem crianças, poderem ir à praia, o que deveria ser simples, mas não é”, afirmou Lau Patrón, mãe do João. Escritora  e ativista, Lau tornou-se influenciadora digital após começar a compartilhar suas experiências com o filho nas redes sociais. Ela contou a sua história e conversou com o público no evento em uma palestra sobre o tema. “O que mais desgasta não é a deficiência do filho, mas as condições do mundo que não traz soluções de acessibilidade,” disse. Lau destacou que o mundo vai mudar quando as pessoas deixarem de cultivarem o capacitismo, que é o preconceito com deficientes, e passarem a se envolver e questionar sobre as formas de tornar sociedade mais inclusiva.  

Conforme Melissa Stoffel, coordenadora estadual do Estação Verão Sesc, o evento cumpriu com o seu papel de somar esforços e mostrar as boas práticas  do Sesc e dos seus parceiros. “Além das pessoas com deficiência e familiares terem aproveitado, mostramos para o público em geral  o quanto iniciativas como essa são importantes e devem ser ampliadas para o nosso dia a dia”, afirmou. 

O Dia da Inclusão foi realizado em parceria com com o Senac/RS, Faders, Ong Cataventos, Tampinha Legal, Ong Caminhadores e Markulinos Especial Kids. 

O Dia da Inclusão integra a programação do Estação Verão Sesc, que completa 17 edições em 2020 e realiza ações de inclusão, com os banhos de mar nas cadeiras anfíbias, há oito anos. O projeto passou de 170 banhos na 1º edição para mais de 1,7 mil em 2019. Ao longo dos anos, são realizadas diversas parcerias com projetos e instituições que promovem ações de inclusão de pessoas com deficiência, como o Tampinha Legal e a Faders. O objetivo o Dia da Inclusão é dar destaque para a importância da acessibilidade também nas praias gaúchas. 

Neste ano, o Estação Verão Sesc realiza atividades em 17 pontos do RS levando ações gratuitas a toda a comunidade. O projeto acontece em Atlântida, Atlântida Sul, Cassino, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Laranjal, São Lourenço do Sul, Torres, Tramandaí, Arambaré, Hermenegildo (Santa Vitória do Palmar), Itapuã (Viamão), Porto Alegre, Camaquã, Horizontina e Uruguaiana. Entre as atividades das Casas do Estação Verão Sesc estão o empréstimo de materiais esportivos e recreativos, gincanas de integração, slackline, aulões de ginástica e dança, quadras esportivas, quick massagem e leitura local. 

Além das ações sistemáticas, é realizado um calendário de eventos, como Festival de Escultura em Areia, Escola do Chimarrão, Passeio Sobre Rodas, CãoMinhada e exames do Passaporte da Saúde. O Estação Verão Sesc 2020 é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com patrocínio da Unimed e parceria d’Os Fagundes, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e Prefeituras Municipais.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor da Foto: Divulgação Sesc/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581