.
 
 
Coronavírus: estudantes criam sistema de pré-triagem de pacientes por videoconferência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/03/2020

Coronavírus: estudantes criam sistema de pré-triagem de pacientes por videoconferência

Com a orientação de professores, acadêmicos de Medicina da IMED irão atender e orientar pacientes e casos suspeitos da doença

Com o intuito de auxiliar a população e o Sistema de Saúde no combate ao covid-19 (coronavírus), alunos e professores do curso de Medicina da IMED desenvolveram a Central de Teleorientação Médica. Com o slogan “Nós queremos te ver e te ajudar” e alocado na Biblioteca Virtual do Hospital Escola IMED/HC, o serviço funcionará por meio de videochamada e visa auxiliar a população em um sistema de pré-triagem, através de uma conversa com estudantes de medicina das fases finais (internato médico), sempre supervisionados por um médico-professor. 

Para solicitar uma consulta, o paciente deverá enviar uma mensagem para o Whatsapp do serviço, que retornará um link, através do qual será direcionado realizado o videoatendimento - não é necessária instalação de softwares específicos. Através da pré-triagem, o paciente será acolhido e orientado sobre a necessidade de ficar em casa ou buscar um atendimento médico presencial, sendo este na Unidade Básica de Saúde/Cais ou Emergência dos Hospitais, de acordo com a gravidade do caso.

Atento ao uso de tecnologias e inspirado pela cultura empreendedorismo, o estudante do 10 semestre de Medicina Jefferson Cunha idealizou o sistema ao acompanhar a liberação da telemedicina e da teleorientação em caráter de urgência. “Vi que outros centros estavam se movimentando em relação a usar a tecnologia no combate ao covid-19, então, procurei o professor Luiz Artur Rosa Filho (coordenador do Curso de Medicina da IMED) e a professora Márcia Cappelari (coordenadora de Alianças Estratégicas Institucionais e Empresariais da IMED) e começamos a alinhar uma forma de colocar isso em prática”, relata.

“Estamos com a proposta de usar a teleconferência, pois buscamos algo mais face to face, mais humanizado, para que o paciente possa ver quem está do outro lado e, dessa forma, passar mais tranquilidade para as pessoas, já que quem vai atender são os alunos do curso de Medicina dos últimos semestres, sob a orientação de professores médicos, que estarão aqui, 24 horas, tirando dúvidas tanto do aluno quanto do paciente. Serão em torno de 35 alunos, que farão parte tanto da nossa central de teleorientação quanto de um outro programa de matriciamento que estamos montando, que vai monitorar pacientes que estejam com os sintomas, mas não estejam hospitalizados”, explica o estudante. 

O sistema começa a operar na segunda-feira (30) e a expectativa é atender não só à população de Passo Fundo, onde funciona o curso de Medicina da IMED, mas de qualquer lugar do País, sendo necessário apenas solicitar atendimento. “A gente acredita que, através da teleorientação, vamos conseguir diminuir a saída de casa das pessoas para buscar atendimento no posto de saúde ou na própria emergência dos hospitais. Aqui, vamos conseguir orientá-las, se devem ficar em casa naquele momento ou se devem procurar um atendimento médico presencial. Também estaremos sanando dúvidas, a pessoa não precisa necessariamente estar com os sintomas para solicitar o atendimento”, frisa. 

Como vai funcionar:

1- Enviar um “Olá” para o link: https://bit.ly/imed_tele_or 

2 - O link direciona para o Whatsapp, onde receberá uma mensagem pedindo para aguardar;

3 - Será enviado, pelo Whatsapp, um link que abre no navegador do smartphone/computador o site onde será realizada a videochamada;

4 - No site, será solicitado para colocar o nome;

5 - Após, você deve permitir acesso ao microfone/câmera do celular (botão Request permissions e opção permitir);

6 - Clique em Knock para iniciar o atendimento. 

A Central solicita que não sejam enviados áudios, imagens ou vídeos, nem sejam realizadas chamadas de áudio/vídeo pelo Whatsapp, pois o número será utilizado apenas para enviar o link. As dúvidas serão respondidas durante a teleorientação.


Autor: Redação
Fonte: Departamento de Marketing e Comunicação | IMED Campus Porto Alegre
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581