O livro tem um capítulo especialmente formulado para o atendimento psicológico remoto, necessidade gerada pela pandemia
O novo livro da Manole, Ativação Comportamental na Depressão traz uma abordagem prática para o trabalho de uma das formas mais graves da doença. Trata-se da chamada terapia comportamental de terceira geração, técnica baseada em pesquisa e utilizada por instituições como opção psicossocial de primeira linha no tratamento do transtorno. A obra, que tem como público-alvo terapeutas comportamentais e cognitivos, ganhou um capítulo especial para orientar os profissionais sobre o atendimento psicológico remoto, necessidade gerada pela pandemia do coronavírus.
Um dos objetivos da terapia comportamental de terceira geração é dar meios para que o terapeuta auxilie o paciente a identificar e trabalhar questões de comportamento, que prejudicam a vida em sociedade. A terapia é feita por meio de atividades adaptativas, que podem estar associadas a experiências de prazer, minimizando condutas que mantêm ou aumentam o risco de depressão e sanando problemas que limitam o acesso ao reforçamento positivo.
Punição social na aprendizagem de comportamentos depressivos e ansiosos, suicídio e insônia são outros temas abordados no livro.
Sobre os autores:
PAULO R. ABREU é behavioral activation trainner, coordenador do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Também é editor-chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e autor de inúmeros capítulos, artigos nacionais e internacionais sobre depressão, terapias comportamentais contextuais e análise do comportamento.
JULIANA H. S. S. ABREU é behavioral activation trainner, coordenadora do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).Também é autora de inúmeros capítulos e artigos nacionais sobre depressão, terapias comportamentais contextuais e análise do comportamento.