.
 
 
Banrisul apresenta desempenho e atuação no mercado financeiro em evento da Apimec
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/11/2020

Banrisul apresenta desempenho e atuação no mercado financeiro em evento da Apimec

Reunião contou com a presença do presidente Cláudio Coutinho, do vice-presidente Irany Sant’Anna Junior, e dos diretores Osvaldo Lobo Pires e Marcus Staffen

O Banrisul apresentou o desempenho da instituição em 2020 no ciclo de reuniões da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), que aconteceu nesta quinta-feira (26). Participaram do evento, que foi realizado em formato virtual, analistas e investidores do mercado de capitais, e acionistas do Banco.

Em seu pronunciamento, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, revelou que, depois de analisar a estrutura da companhia, chegou-se à conclusão de que o Banrisul precisava se inserir em um ambiente de inovação e disrupção. “Tomamos várias ações: somos um dos fundadores do Instituto Caldeira, um espaço de coworking e aceleração de iniciativas de inovação; além disso, criamos nossa própria incubadora em parceria com a Tecnopuc – o BanriTech. Temos interesse em nos acelerarmos com tecnologias disruptivas que possam ser originadas a partir de nossos investimentos e também da criação de um ambiente de conexão e de criatividade”, enfatizou.

Coutinho salientou que o Banrisul tem constantemente disponibilizado mais funcionalidades no app. “Em um cenário de distanciamento social, os canais digitais tornaram-se ainda mais importantes, sendo o principal canal de relacionamento entre a instituição e seus clientes. Com o app Banrisul Digital, possibilitamos aos clientes uma jornada tranquila e fácil, sem a necessidade de ir até uma agência para realizar serviços financeiros.”

O dirigente acentuou que a administração tem uma preocupação muito grande com os custos administrativos. “Somos obsessivos em relação aos custos, não só de pessoal e rede de agências, como os custos de contratação de terceiros, compras de equipamentos, gastos em publicidade, etc. Somos rigorosos em todos os contratos que significam custo para o Banco, temos um comportamento muito aguerrido em cortar ou diminuir custos”, ressaltou.

O diretor de Finanças e Relações com Investidores, Marcus Staffen, destacou que, apesar da queda na rentabilidade devido aos efeitos do cheque especial, a instituição está em linha com o mercado financeiro e a margem de crédito vem se mantendo em bons níveis de resiliência devido aos efeitos do crescimento de linhas como o crédito consignado. “Um dos destaques é a nossa captação. Temos uma captação pulverizada com base em nosso DNA de banco de varejo, com o maior market share no Rio Grande do Sul. Isso deve-se à marca sólida e consolidada que temos, à estrutura de captação do Banco com uma forte presença de pessoas físicas, e ao custo médio alinhado aos mais baixos do mercado – isso nos traz uma liquidez que tende a ser decisiva no futuro para dar suporte ao crescimento da carteira de crédito”.

O superintendente executivo de Relações com Investidores, Alexandre Ponzi, frisou que o Banrisul está há mais de 92 anos no mercado, com foco na Região Sul do Brasil, com 4,39 milhões de clientes, sendo que 94,5% no segmento da pessoa física, o que oferece uma grande vantagem competitiva em termos de participação de mercado no Rio Grande do Sul. “O Banco está em um mercado muito competitivo, mas vem intensificando o foco no cliente para proporcionar a melhor solução em termos de produtos financeiros e satisfação – essas soluções irão perpassar todos os canais disponíveis da instituição, tanto os canais mais tradicionais, quanto os digitais”, informou.

Ponzi afirmou que a empresa percorreu o caminho da transformação, por meio da implantação de novos modelos de negócios e de novas tecnologias, a fim de se manter competitiva no mercado. “Adotamos uma gestão com eficiência, centrando os objetivos em processos mais ágeis e simplificados, no aperfeiçoamento da infraestrutura e arquitetura de TI, no aprimoramento da gestão de riscos e também no alinhamento às melhores práticas de gestão”, discorreu, ressaltando que é somente com a força das pessoas que se alcança o sucesso organizacional: “por isso o Banrisul desenvolve uma cultura ágil e transformadora, promovendo o engajamento e a melhoria dos processos de gestão de pessoas”.

O superintendente executivo de Finanças e Tesouraria, Cássio Zimmermann, ao apresentar o cenário macroeconômico do País e do Estado, declarou que o setor produtivo gaúcho, além de lidar com os efeitos da economia global, está sendo impactado por uma estiagem em grande parte da área de produção agrícola, o que acaba reforçando um comportamento menos favorável dos demais setores. “Indústria e serviços sofreram importantes quedas devido ao isolamento social, mas sinais de melhora já podem ser percebidos. Entretanto, ainda que já ocorra uma certa recuperação na economia, para que seja significativa é importantíssimo que a pandemia tenha algum tipo de controle, além de medidas de estímulo econômico no ambiente internacional”.

O encontro contou, ainda, com a presença do vice-presidente do Banco, Irany Sant’Anna Junior; do diretor de Crédito, Osvaldo Lobo Pires; da presidente da Apimec Regional São Paulo, Lucy Sousa; e do presidente da Apimec Região Sul, Ivanor de Oliveira Torres.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Banrisul
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581