.
 
 
Banrisul anuncia doação de equipamento à Universidade do Rio Grande/RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/12/2020

Banrisul anuncia doação de equipamento à Universidade do Rio Grande/RS

Para agilizar o diagnóstico do coronavírus

O Banrisul fez o anúncio da doação de um equipamento extrator automático, e de insumos que o aparelho utiliza, para o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do município de Rio Grande, na Região Sul do Estado. O equipamento irá agillizar a primeira fase de análise das amostras suspeitas de conter o coronavírus SARS-COV-2, que até então tinham a extração feita de forma exclusivamente manual.

O ato simbólico de entrega do equipamento ocorreu em uma videoconferência, nessa terça-feira (01.12), que contou com a presença do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, que representou o governador do Estado, Eduardo Leite; do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo; da superintendente do Hospital Universitário da FURG/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sandra Crippa Brandão; do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; e do vice-presidente do Banco, Irany Sant’Anna Junior.

" A ação do Banrisul representa a responsabilidade social de um banco que nunca faltou ao povo gaúcho, uma iniciativa em prol da comunidade e do bem comum. Nesse caso, uma doação que vai contribuir muito com a saúde da Região Sul do Estado", afirmou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

Segundo o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, “o Banco participa das ações de combate à pandemia no Estado, promovendo um conjunto de medidas concretas para a preservação da saúde da sociedade, de seus clientes e colaboradores, e também contribuindo com ações humanitárias nesse momento de crise. Assim, por meio desse apoio financeiro, a instituição oportuniza o fortalecimento da pesquisa e inovação, que visam diagnosticar, conter e combater o vírus da forma mais rápida possível”, frisou.

De acordo com o vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, “a criação deste serviço de testagem para Covid-19 no Hospital Universitário (HU) da FURG foi o resultado de um grande esforço institucional, tanto do ponto de vista de infraestrutura, como do intenso empenho dos profissionais, que são pessoas extremamente comprometidas com a função social do HU-Furg/Ebserh. Estamos muito contentes com o reconhecimento do Governo do Estado e, especialmente, do Banrisul, ao repassar para o HU-Furg/Ebserh um equipamento tão importante para que seja ampliada a capacidade de prestação deste serviço à população, ainda mais neste momento tão delicado que o mundo todo atravessa”, salientou.

Para a superintendente do HU-Furg/Ebserh, Sandra Crippa Brandão, “o serviço de infectologia do HU-Furg/Ebserh é referência para 22 municípios da Região Sul do Estado, e a chegada do novo extrator automático no Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia irá promover uma ampliação na oferta de exames RT-PCR para os usuários do SUS desta região, contribuindo de forma significativa no enfrentamento à pandemia da Covid-19”, destacou.

O extrator vai proporcionar um aumento expressivo do número de análise de amostras por dia. Com mais agilidade por causa da automatização, a previsão é de duplicar a capacidade diária de 100 para 200 análises. A previsão é de que o equipamento entre em funcionamento nos próximos dias.

Legenda da imagem: O anúncio contou com a presença, da esquerda para a direita, do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal; da superintendente do Hospital Universitário da FURG, Sandra Brandão; e do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Banrisul
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581