A Manole acaba de lançar a 15ª edição de Medicina de Emergência, um verdadeiro manual para médicos que atuam na linha de frente dos prontos-socorros e base de estudo para qualquer exame na área de emergências.
O livro traz a descrição pormenorizada de condutas realizadas em pronto atendimentos, algoritmos de diagnóstico, decisão clínica e manejo do paciente, além de fluxogramas didáticos em, praticamente, todos os capítulos.
“Acredito que a versão atual é nosso melhor trabalho”, afirma um dos editores, o médico supervisor do pronto-socorro do HCFMUSP, Rodrigo Antonio Brandão Neto. “Está abrangente, pragmático, atualizado e reflete uma vivência de maior maturidade dos editores e autores.” A nova edição chega com 200 páginas a mais que a anterior, contemplando sete novos capítulos. “A expansão foi necessária devido à ampliação de temas e à extensão de tópicos, como a COVID-19.”
A COVID-19 é a protagonista de grande parte dos atendimentos de emergência desde 2020. “Nossa equipe teve a oportunidade de atender muitos casos complexos, participar de protocolos de atendimento e realizar pesquisas científicas. Fomos aprendendo com a doença e modificando esses protocolos, conforme nosso aprendizado e achados de estudos”, ressalta o especialista. “Agora vamos compartilhar este conhecimento com nossos leitores.”
Plantão
O livro se diferencia por ser prático, discutindo indicações de internação e terapia intensiva, entre outros procedimentos. “Discutimos as diferentes possibilidades em cada atendimento. Queremos que este trabalho resolva o problema de quem está no plantão e que tenha o alcance didático das obras de referência da área.”
O bom resultado de Medicina de Emergência também pode ser atribuído ao fato de todos os editores trabalharem no Departamento de Emergência do HCFMUSP. “O livro reúne experiências reais em plantões, o que dá veracidade ao conteúdo. Temos confiança que nossos leitores irão gostar”, afirma o editor.
Editores
Irineu Tadeu Velasco é professor titular da Disciplina de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e chefe do Pronto-Socorro do Instituto Central do HCFMUSP.
Rodrigo Antonio Brandão Neto é médico supervisor do Pronto-Socorro do HCFMUSP e do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
Heraldo Possolo de Souza é professor-associado da Disciplina de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e médico da Divisão de Clínica Médica de Emergência do HCFMUSP.
Lucas Oliveira Marino é médico assistente e diarista do Pronto-Socorro do HCFMUSP, além de intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
Julio Flávio Meirelles Marchini é professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e supervisor do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
Júlio César Garcia de Alencar é médico assistente e diarista do Pronto-Socorro do HCFMUSP e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).