.
 
 
A Ortodontia pode ser vista de duas maneiras, a Ortodontia Convencional e a Ortodontia Estética
 
Entrevistas
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/11/2009

A Ortodontia pode ser vista de duas maneiras, a Ortodontia Convencional e a Ortodontia Estética

Entrevista com Dra. Rita Schmitt Caccia, da SOBRACOM

A ortodontia convencional é composta de aparelhos metálicos, responsáveis pelo alinhamento e nivelamento dos dentes superiores e inferiores e também pela correção no encaixe das duas arcadas. Um tratamento com o aparelho fixo pode durar por volta de 18 a 36 meses, sempre dependendo da colaboração do(a) paciente (assiduidade, cuidados para que não haja quebras no aparelho, etc). Outros fatores facilitadores dizem respeito à complexidade do problema e à resposta biológica individual (este inerente a cada paciente).

A ortodontia estética mais utilizada é com aparelhos cerâmicos (porcelana). Este aparelho é composto de brackets (peças coladas individualmente em cada dente), que imitam a cor do dente através de sua translucidez. Apesar da necessidade de se utilizar fios de aparência metálica, este aparelho se torna uma boa opção para quem necessita de discrição no tratamento ortodôntico. Existem também fios brancos que podem ser utilizados em algumas situações.

Atualmente, a ortodontia lingual é a melhor opção para quem não pode ou não quer ser notado utilizando aparelho ortodôntico. É conhecida como ortodontia invisível por ter seus acessórios colados na face de trás (por dentro, voltado para a língua) dos dentes, fazendo com que não sejam vistos. O tempo de tratamento é parecido, sendo comumente menor que o da ortodontia convencional.

A ortopedia facial é uma técnica importante na correção das disfunções dos ossos que suportam os dentes e na melhora da harmonia da face. Esses aparelhos têm seus melhores resultados no período de crescimento, restringindo, estimulando ou redirecionando as bases ósseas do paciente em tratamento.

Visando minimizar certas lacunas do conhecimento sobre o tema, a Presidente da Sociedade Brasileira de Correções Odonto-Maxilares – SOBRACOM, Dra. Rita Schmitt Caccia, trata de esclarecer as dúvidas mais frequentes da população em geral:

Em qual idade deve-se procurar um ortodontista?

Mesmo sem haver uma idade cronológica mínima, a melhor época para a realização da primeira consulta deve ser no início da troca dos dentes de leite pelos permanentes, ou seja, no começo da dentição mista.

Qual é a importância do tratamento ortodôntico?

A principal importância do tratamento, além da estética, é restabelecer a oclusão (toque entre os dentes superiores e inferiores), que é fundamental para uma correta mastigação. Com uma oclusão correta é possível evitar problemas de articulação.

Quem pode ser paciente de ortodontia? Somente as crianças e adolescentes?

Não. Tudo depende da necessidade e das condições da saúde das estruturas que sustentam os dentes (gengiva e osso). Problemas de sustentação podem contra-indicar o tratamento ortodôntico. Mas é certo que nos pacientes adultos o tratamento deverá ser realizado com maiores cuidados, incluindo a intensidade da força aplicada, que precisa ser mais leve. Nos pacientes adultos os resultados costumam ser mais lentos.

Quais são os tipos de aparelhos utilizados?

Os aparelhos são divididos em fixo e removível. Os aparelhos fixos são colados nos dentes através de uma substância que pode ser um cimento ou uma resina. São compostos por brackets, tubos e bandas (acessórios metálicos, plásticos ou cerâmicos) responsáveis pela retenção dos fios que movimentam os dentes. Os aparelhos removíveis podem ser ortodônticos (realizando pequenas movimentações dentárias) ou ortopédicos (promovendo correções esqueléticas).

Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?

O tempo de um tratamento ortodôntico pode durar por volta de 24 a 30 meses, podendo variar dependendo da resposta biológica individual, do tipo da má oclusão, do tipo do aparelho utilizado e da cooperação do paciente em relação aos cuidados com as quebras (por dieta rica em alimentos duros) e ao uso correto dos acessórios ortodônticos.

Aparelho causa cárie?

Não. O que causa a cárie é a deficiência na escovação. O aparelho dificulta a higienização. Por isso é necessário que haja um maior empenho na utilização da escova e do fio dental.

Existe a possibilidade dos dentes retornarem à posição inicial após o término do tratamento?

Não. O que podem ocorrer são alterações no posicionamento dos dentes, relacionadas com o crescimento e com as alterações funcionais. Estas alterações são passíveis de serem minimizadas através do encaixe perfeito da oclusão e com a utilização das contenções (aparelhos removíveis ou fixos), após o término do tratamento ortodôntico.

Quais as vantagens de um tratamento com um profissional especialista ou pós graduado em ortodontia?

O especialista ou pós graduado em ortodontia é um Cirurgião Dentista apto a diagnosticar e tratar adequadamente pacientes (crianças, jovens e adultos) portadores de maloclusões. Sua formação o prepara para empregar métodos preventivos bem como instalar aparelhos corretivos, posicionando dentes, lábios e ossos, com a finalidade de atingir a harmonia do sorriso. Na busca do sorriso “perfeito”, estética e saúde bucal, podem ser utilizados aparelhos móveis ou fixos. Os aparelhos fixos utilizados atualmente são de alta tecnologia, menos volumosos, menos visíveis e mais confortáveis. Os fios mais modernos permitem tratamentos mais rápidos e com resultados excelentes.

A Sobracom tem um papel determinante no que se refere a cursos de especialização e pós graduação em ortodontia, não é verdade?

Sim. A Sobracom é uma importante opção que fazem seus usuários para alavancar a construção do seu conhecimento, ato que envolve ter a sistematização metódica como o aliado mais importante deste processo, sobretudo, por entendermos que o aperfeiçoamento profissional não consiste apenas na qualificação seletiva dos cursantes, mas em contribuir para a moldagem de sua personalidade profissional, incentivando-o à redescoberta de suas potencialidades.

A Escola de Aperfeiçoamento Profissional da SOBRACOM sempre teve na pretensão reitora do seu agir, de incentivar a procura da autonomia, da autenticidade, numa ordem diferente – sem tencionar (programar e/ou impor) conhecimento, mas que o mesmo seja uma produção e síntese elaborada por sujeitos criadores. Ou seja, o nosso processo educativo permeia e ajuda a cultuar um profissional solidário com o grupo do qual participa, tornando-o criativo e inovador, proporcionando-lhe uma formação integral, a fim de produzirmos um profissional ético, esclarecido e, portanto, justo, capaz de entender as diferenças existentes nas diversas especialidades odontológicas.

Quais cursos a Sobracom têm a oferecer para os profissionais que pretendem seguir e se qualificar na ortodontia? Como eles devem proceder para realizar os cursos da Entidade?

Em setembro, a Sobracom em parceria com a Associação Científica para o Ensino, a Pesquisa e Extensão /SP – ACIEPE/SP – estará oferecendo o seu 3º Curso de Especialização em Ortodontia, com a coordenação do Prof. Dr. José Eduardo Prado de Souza. Já em outubro, a Entidade em conjunto, também na oportunidade, com a ACIEPE/SP ministrará o 11º Curso de Pós Graduação Lato-Sensu em Ortodontia. Os interessados nos Cursos da Sobracom devem contatar a secretaria da Entidade presencialmente, pelo telefone – (51) 3334.9999 – ou através de nosso site (www.sobracom.com.br) e procurar informações sobre os procedimentos necessários.
 

 


Autor: Zup do Brasil
Fonte: Cristina Forte

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581