.
 
 
Dia Nacional do Futebol (19/07)
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/07/2021

Dia Nacional do Futebol (19/07)

Durante o distanciamento social, modalidade virtual ajudou a amenizar a saudade do esporte

Campeonato Sesc de Futebol Virtual é uma das opções para disputar uma partida sem sair de casa

Durante a pandemia, as medidas de distanciamento afetaram muitas atividades, entre elas uma que é paixão nacional: o futebol. Sem a possibilidade de assistir e praticar o esporte fisicamente, algumas pessoas mataram a saudade das disputas entre times por meio do futebol virtual. O educador físico Lucas Esteves, 29 anos, de Porto Alegre, foi um dos que seguiu essa tendência. Na adolescência, ele chegou a atuar nas categorias de base de clubes como São José e Ivoti, e depois migrou para o futebol 7 e de salão. “Viciado em futebol”, como ele mesmo se define, atualmente ele lidera a competição de FIFA 21 do Circuito Sesc de Futebol Virtual, campeonato que o ajudou a amenizar a falta de vivenciar a experiência do futebol: “Com certeza passei a jogar mais o virtual. Eu treinava duas vezes por semana e jogava aos fins de semana, mas quando a pandemia não permitia, eu jogava o virtual. Compensou um pouco a saudade”, explica.

Lucas afirma que a forte ligação com o futebol o incentivou a se aventurar na modalidade também nos videogames. “O primeiro que eu tinha era o Atari e, com o tempo, fui evoluindo. Tive o Super Nintendo, onde jogava o FIFA 98. Depois fui para o PlayStation, jogava desde o Winning Eleven. Raramente eu jogo outras coisas, é mais o futebol mesmo. O legal é que tu tem a oportunidade de pegar os jogadores europeus, que tu gosta, colocar no teu time e jogar com eles. Então o fato de gostar de futebol também me levou a jogar no virtual”, afirma. Além de ser uma forma de compensar a falta do futebol, o campeonato do Sesc também proporcionou ao educador físico uma nova amizade. “Eu e um amigo conhecemos um jogador de Santana do Livramento, fizemos uma amizade bem bacana e ele já veio umas três vezes a Porto Alegre. Ficamos bem amigos e até hoje a gente troca ideia todo dia”, diz Lucas.

O designer gráfico e atendente de loja Bernardo Martins de Andrade, 19 anos, de Capão da Canoa, também disputa a competição, mas na modalidade PES 2021, na qual atualmente é terceiro colocado. Apesar de jogar futebol 7 e de salão uma vez por semana com os amigos, “mais para manter a forma”, tem uma relação mais próxima com os jogos virtuais. “Comecei a jogar futebol virtual lá por 2009, 2010, e já disputei a Copa do Brasil da CBFDV (Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual) e joguei em times de e-sports de clubes como o ASA, o Juventude e o Sport, até chegar ao Ceará, onde estou atualmente. Jogo todos os dias das 9h às 12h, preferencialmente no modo em equipe, e também disputo partidas com o meu time”, explica.

O período de parada nas atividades esportivas em razão da Covid-19 serviu para que Bernardo pudesse se dedicar mais ao futebol virtual, modalidade na qual ele sonha um dia se profissionalizar. O jogador esclarece que para ganhar experiência é importante praticar, o que significa participar de campeonatos como o oferecido pelo Sesc/RS: “Algumas competições são jogadas no modo x11, onde cada pessoa controla um jogador. Há janelas de transferência, assim como em um campeonato tradicional. Muitas vezes não conhecemos os companheiros de time pessoalmente, mas sabemos como eles jogam de observar em outros campeonatos”, avalia. 

Com disputas de forma on-line pela plataforma PS4, o Circuito Sesc de Futebol Virtual está com inscrições abertas para as modalidades FIFA 21 e PES 2021, pelo site www.sesc-rs.com.br/esporte/futebolvirtual, onde podem ser obtidas mais informações sobre o campeonato. As etapas municipais contam pontos para os rankings de cada modalidade, que classificam os 24 melhores colocados para as finais estaduais. A decisão dos campeões será nos dias 23 e 24 de outubro para os jogadores de PES 2021 e em 20 e 21 de novembro para os concorrentes do FIFA 21. Os campeões estaduais terão direito a uma diária em um dos hotéis do Sesc/RS, em Porto Alegre, Gramado ou Torres, com direito a um acompanhante.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor da Foto: GettyImages

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581