.
 
 
Moda gaúcha se reinventa no ambiente digital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/08/2021

Moda gaúcha se reinventa no ambiente digital

Pesquisa inédita do Sebrae RS demonstra que pandemia e tecnologia estimulam novas oportunidades para empresas e consumidores

Setor que congrega 173 mil empresas e responsável por 7% dos empregos gerados no Rio Grande do Sul, o mercado de moda gaúcho não ficou de fora das tendências de comportamento do consumidor quando o assunto é inovação no ambiente digital. Em tempos de restrições sociais devido à pandemia de Covid-19, a criatividade tão associada aos estilistas e seus produtos também inspirou empresas a buscar novas soluções e oportunidades tendo a internet e as redes sociais como passarela de negócios. 

Essa realidade é um dos reflexos contextualizados pela pesquisa “Consumidor Gaúcho De Moda: Perfil e Hábitos de Consumo 2021” desenvolvida pelo Sebrae RS. Os números do estudo indicam que 4 em cada 10 estabelecimentos do varejo gaúcho passaram a vender em canais digitais durante a pandemia com mais de 430 mil gaúchos que ingressaram no mercado digital de moda no período. 

E os números não param por aí. O estudo aponta ainda que a parcela de consumidores, que antes se utilizava de meios digitais para comprar artigos de moda, saltou de 3,8% para atuais 9%. No que tange à pesquisa dos itens, 32,8% afirmam ainda pesquisar lojas ou artigos de moda na internet ou redes sociais. ‘‘Em simples palavras: a empresa que está fora do ambiente digital está também invisível para um em cada três gaúchos”, avalia o coordenador estadual de projetos de varejo no Sebrae RS e responsável pela pesquisa, Fabiano Zortéa. 

O parecer do executivo é corroborado por outros dados do estudo que indicam que 79,5% dos gaúchos com mais de 18 anos são usuários ativos das redes sociais, sendo o Facebook a plataforma mais utilizada (69,5%), seguida Instagram (46,2%), Youtube (44,3%) e Twitter (14,2%). ‘‘Em virtude da pandemia, as redes sociais, anteriormente vistas quase que exclusivamente como ferramentas de divulgação, passaram a acumular também a função de vendas’’, explica Zortea. 

Inseridas no contexto digital

E nada melhor para ilustrar este cenário e a convergência entre moda e novas tendências do comportamento consumidor do que um desfile. Literalmente. Pois foi assim que a empresa Via Condotti Scarpe, de São Luiz Gonzaga, mergulhou de vez no ambiente digital ao promover lives no Instagram para divulgar novas coleções e ações promocionais do seu portfólio de bolsas e calçados. ‘‘No início não conhecíamos bem o formato. Atualmente já tivemos lives com 500 pessoas online e mais de 70 produtos vendidos durante a ação’’, comemora o responsável pelo setor de marketing da empresa, Bernard Bolacell. 

Segundo ele, a iniciativa para se relacionar com consumidores e fomentar as vendas no ambiente digital foi primeiramente inspirada pela experiência obtida na NRF’s Retail Big Show 2020, maior evento mundial do varejo promovido pela National Retail Federation (NRF), nos Estados Unidos.  Ele destaca que, com mais de 25 anos de experiência no mercado varejista gaúcho e com quatro lojas físicas, a empresa viu nas limitações trazidas pela pandemia de Covid-19 uma chance de explorar novas oportunidades. E melhor, com resultados diretos. O público médio de 50 pessoas quando das primeiras transmissões realizadas no primeiro semestre de 2020 cresceu em até dez vezes. ‘‘Hoje as lives são uma ferramenta estratégica de divulgação e posicionamento, inclusive, para o lançamento de coleções com direito a desfile online’’, destaca.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae/RS
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581