.
 
 
Ortopedia Funcional dos Maxilares
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/11/2009

Ortopedia Funcional dos Maxilares

Uma alternativa para correção dentária

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma forma de tratamento que visa corrigir na criança em desenvolvimento as divergências de crescimento ósseo entre a maxila e a mandíbula, redirecionando, estimulando e, até mesmo, restringindo o crescimento por meio de aparelhos bucais. As técnicas aplicadas não são agressivas e permitem criar uma aparência equilibrada, satisfatória e harmônica da face, evitando problemas de autoestima e rejeição, assim como alterações futuras de mau posicionamento dos dentes, desequilíbrio da oclusão, estresse do sistema neuro-muscular e até disfunções da articulação temporomandibular.

Se a sua face está desarmônica, e você insatisfeita com seu visual, isso pode ter ocorrido devido a um crescimento dos ossos de maneira errônea, seja por falta de crescimento, seja por excesso do mesmo. São as chamadas Classe II e Classe III. A pessoa que apresenta Classe II é aquela que tem um desequilíbrio entre a maxila e a mandíbula, dando a impressão que ela não possui queixo. A Classe III é exatamente o contrário, ocorre no indivíduo que apresenta uma mandíbula grande, dando a impressão de queixudo. Qualquer que seja a alteração de seus dentes e ossos da face, estes podem ser reposicionados para criar uma melhor aparência, equilibrada, satisfatória e harmônica. Para falar sobre o assunto, convidamos a Presidente da Sociedade Brasileira de Correções Odonto-Maxilares – SOBRACOM, Dra. Rita Schmitt Caccia.

O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares?

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo tratar a má oclusão através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais visando o equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático e por conseqüência das funções vitais para o indivíduo, tais como, mastigação, deglutição, sucção, respiração, fonação. A OFM é uma forma de tratamento que visa corrigir as divergências de desenvolvimento entre a maxila e a mandíbula, redirecionando, restringindo e, até mesmo, estimulando o crescimento por meio de aparelhos bucais.

Como é feita a correção desse problema?

Colocam-se aparelhos intrabucais para alterar a postura da mandíbula, estimulando-a a crescer e/ou posicionar-se de maneira correta nos casos de Classe II ou restringindo e/ou redirecionando o crescimento nos casos de Classe III. Os aparelhos ortopédicos são bimaxilares e atuam soltos na boca, diferentemente dos aparelhos ortodônticos móveis que são presos aos dentes através de grampos de retenção. O aparelho ortopédico funcional induz o paciente a realizar um novo trabalho muscular, através de mecanoreceptores bucais que enviam uma mensagem ao cérebro, “informando” uma nova situação. Toda vez que a criança fecha a boca com o aparelho ortopédico, ocorre uma alteração da postura da mandíbula nos sentidos vertical e/ou horizontal e por meio desses dispositivos, a cabeça da mandíbula sai da cavidade e quando ela abre a boca, a mandíbula retrai. Esse avanço e retração constante da mandíbula são cópias do movimento da amamentação. O organismo entende isso como um estímulo e promove um incremento na região do côndilo mandibular, tendo como resultado um aumento quantitativo do crescimento mandibular além do que ela cresceria sozinha sem os estímulos corretos. Fazemos esse avanço gradual até obtermos o equilíbrio das bases ósseas e a reabilitação neuro-oclusal. Para prevenir problemas futuros, aconselho a todos os pais que consultem um especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares. Ele vai examinar e verificar se está tudo bem com o desenvolvimento craniomandibular, dentofacial e com a funcionalidade do sistema estomatognático das crianças.

O tratamento só funciona em crianças?

Esses dispositivos ou aparelhos ortopédicos funcionais foram desenvolvidos para atuar precocemente, ou seja, assim que o problema seja detectado e o paciente esteja apto a colaborar. Em odontologia, assim como em qualquer ciência médica não se admite mais o “esperar”. Quanto mais cedo pudermos intervir, maiores os benefícios lá adiante. A OFM tem a vantagem de apresentar uma grande variedade de técnicas e aparelhos para corrigir má oclusão e desvios funcionais de crescimento desde a mais tenra idade. Além dos benefícios de tratar precocemente, também a OFM atua em adolescentes e adultos com resultados surpreendentes.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares pode ser utilizada em adulto?

Os cuidados, indicações e limitações impostas em tratamentos de adultos são os mesmos usados em correções ortodônticas, ortopédicas funcionais e combinadas. As evidências científicas vêem demonstrando a eficácia da OFM em tratamentos corretivos de adultos com alterações funcionais importantes. Além disso, a OFM é utilizada em contenções de tratamentos ortodônticos onde os desvios funcionais não foram totalmente sanados, em contenções pós cirurgia ortognática pelo mesmo motivo descrito anteriormente, nos tratamentos de DTM e DOF, Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial, com causa local, em tratamentos de ronco e apnéia noturna.

"A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma forma de tratamento que visa corrigir as divergências de desenvolvimento entre a maxila e a mandíbula, redirecionando, restringindo e, até mesmo, estimulando o crescimento por meio de aparelhos bucais. Oclusão equilibrada, harmonia facial, funções preservadas e estabilidade nos resultados alcançados, são as premissas de uma terapêutica ortopédica funcional bem executada”, destaca a Presidente da SOBRACOM, Dra. Rita Schmitt Caccia.

INFORMAÇÕES

Fone: (51) 3334.9999 / Site: www.sobracom.com.br

Endereço: Av. Protásio Alves, 3182 - Bairro Petrópolis - Porto Alegre/RS

 


Autor: Cristina Forte
Fonte: Zup do Brasil

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581