.
 
 
5 sinais de que a criança está com problemas de visão
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/10/2021

5 sinais de que a criança está com problemas de visão

Oftalmologista explica como pais podem descobrir se está na hora de procurar ajuda médica

Com o avanço das tecnologias e a necessidade imposta pela pandemia, telas se tornaram indispensáveis na vida das pessoas. Esse uso excessivo também faz parte do universo infantil, já que as crianças são inseridas no mundo digital cada vez mais jovens. De acordo com estudo realizado pela Karpesky - uma empresa de cibersegurança - em parceria com a Corpa, 49% das crianças brasileiras usaram um dispositivo eletrônico pela primeira vez antes dos seis anos de idade e 73% delas ganharam o próprio celular ou tablet antes dos dez anos. Porém os pais devem ficar atentos: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), menores de 2 anos não devem ter contato com telas e o uso exagerado desses aparelhos pode ocasionar problemas de visão. 

A miopia é uma doença genética que pode ser causada também por fatores externos, quando isso acontece ela é chamada de miopia acomodativa - os sintomas são parecidos com a miopia convencional, mas temporários. Entretanto, a permanência do uso contínuo de telas pode levar a um quadro de agravamento. “O eletrônico exerce uma estimulação que faz com que o olho cresça mais, e aí acaba não sendo mais acomodativa, vira de fato uma miopia permantente, que começa na infância”, explica a Dra. Paula Gabriela Batista dos Santos, oftalmologista da Clínica Visão. 

Além de preservar a criança à exposição das telas, os pais também devem ficar atentos a sinais que podem indicar possível falta de visão na infância. Este cuidado pode ser fundamental no diagnóstico precoce de alguma patologia, o que muitas vezes determina um bom prognóstico. E dentre os sinais que a criança pode emitir, a especialista aponta 5 como os principais a merecerem maior atenção: 

1 - Dificuldade para focar

Os bebês começam a conseguir focar a visão a partir dos três meses de idade. Se o bebê demonstrar sinais de que não consegue fixar, como não procurar quando os pais mostram algum brinquedo ou fazem alguma movimentação, é preciso ficar alerta. 

2 - Aproximação para enxergar melhor

Nas crianças maiores, é preciso atentar se ela costuma se aproximar para conseguir enxergar melhor a televisão, brinquedos ou qualquer outro objeto. 

3 - Olhos avermelhados

As crianças costumam ter os olhos mais claros, então os pais devem cuidar caso o olho fique vermelho ou se a claridade causar algum desconforto. 

4 - Coceira nos olhos

Uma criança que está sempre com a mão nos olhos, com os olhos irritados e coçando pode estar manifestando uma alergia ocular, porém a coceira pode ser sintoma de uma doença mais grave. Além disso, esfregar a região dos olhos com muita força pode levar a uma alteração no formato da curva da córnea, causando astigmatismo. 

5 - Reflexo do olho

Através de uma foto com flash é possível observar o reflexo dos olhos da criança. Se aparecer um reflexo avermelhado, provavelmente, é sinal de uma retina saudável. Porém, se aparecer um círculo esbranquiçado ou acinzentado, é necessário procurar um médico, pois pode indicar alterações na retina e, em casos raros, até um retinoblastoma – câncer ocular.


Autor: carla@usinadenoticias.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581