.
 
 
Esterilização do bisturi à roupa do dentista
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/11/2009

Esterilização do bisturi à roupa do dentista

Solução à base de ácido peracético, o Proxitane pode ser utilizado na desinfecção e esterilização em consultórios odontológicos. Biodegradável, o produto tem baixa toxidade e não causa alergias

O Brasil registrou 374,8 mil casos de hepatites A, B, C e D na última década, segundo o Ministério da Saúde. A doença está entre as mais transmitidas dentro dos consultórios dentários, principalmente as hepatites B e C. As clínicas odontológicas também estão expostas à contaminação de gripe A, herpes, tuberculose, sífilis e outras doenças infecto-contagiosas. Para proteger a saúde dos profissionais e dos pacientes é necessário cumprir à risca os protocolos de esterilização e desinfecção em equipamentos, utensílios e vestimentas.

O desafio dos dentistas reside ainda na escolha dos produtos mais indicados para a tarefa, uma vez que o uso do glutaraldeído foi restrito em alguns Estados e proibido em outros, como no Rio de Janeiro; e o álcool tem baixo espectro de ação, além de danificar superfícies pintadas. "Foi atestado que o glutaraldeído é cancerígeno e ele está saindo do mercado. Temos o quaternário de amônia, mas que age em poucos tipos de bactéria", conta o dentista Sílvio Sakuno.

Para desinfecção de utensílios e de bancadas uma das opções mais indicadas é o Proxitane, uma solução pronta para uso à base de ácido peracético. De baixa toxidade, o Proxitane não causa alergias, é biodegradável e apresenta compatibilidade com a maioria dos materiais presentes em um consultório: aço-inox, ligas de alumínio, plástico, borrachas, porcelanas, tecidos, etc. "O produto é reconhecido internacionalmente como o mais rápido esterilizante químico. Depois de 10 minutos de imersão no Proxitane, os utensílios podem ser enxaguados com soro fisiológico estéril para serem utilizados novamente", explica o mestre em Microbiologia e diretor-técnico, Carlos Henrique Christo.

O produto tem ainda poder de esterilização (conforme a aplicação) e é eficaz sobre a Micobacterium chelonae, umas das bactérias mais resistentes. Se comparado com sistemas de autoclave, o Proxitane tem custo mais baixo, age em menor tempo e não escurece ou oxida.


Autor: Camila Kniss
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581