.
 
 
Obesidade na gravidez: mulheres devem ficar atentas ao peso para não afetar o bebê
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/11/2009

Obesidade na gravidez: mulheres devem ficar atentas ao peso para não afetar o bebê

Médica nutróloga explica que ganho de peso é normal durante a gestação, mas processo deve ser gradual

Durante a gestação, muitas são as causas do excesso de peso nas mulheres. Alterações no metabolismo energético, aumento do apetite devido a mudanças hormonais, razões psicológicas e mitos, como a falsa necessidade de elevar excessivamente a quantidade de alimentos, estão entre os motivos. É comum que ocorra um aumento da gordura corporal na gravidez. No entanto, isso ocorre com mais intensidade nas mulheres que já estão acima do peso no momento da concepção.

"A mulher deve ganhar de 9 a 12 quilos ao longo de toda a gestação", indica a Dra. Eline de Almeida Soriano, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). "É necessário que o ganho de peso seja gradual. É possível que o metabolismo fique mais lento durante a gravidez, mas este também pode aumentar devido à demanda energética do feto.", explica a médica.

O acúmulo de gordura pode trazer complicações para a saúde da gestante e do bebê. Para a mãe, os principais riscos são hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, trombose venosa profunda, riscos cardiovasculares e limitações respiratórias. No feto, o peso elevado pode alterar o seu desenvolvimento, causar macrossomia, hipoglicemia no momento do nascimento e obesidade na vida adulta.

Segundo a médica nutróloga, atividades físicas ajudam a manter o peso. Caminhadas e hidroginástica são indicadas, mas atividades de alto impacto e musculação com excesso de peso são prejudiciais. A alimentação deve ser balanceada e equilibrada, com carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. "Frutas, legumes, verduras e cereais integrais são importantes. O sal, o açúcar e a gordura devem ser ingeridos em menor quantidade. Além disso, a grávida deve ingerir bastante água e as refeições devem ser fracionadas em uma média de seis vezes ao dia", recomenda a Dra. Eline.

Sobre a ABRAN

A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne 3.200 associados, entre médicos nutrólogos, cientistas, pesquisadores e profissionais na área de nutrição, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.

Para contribuir ainda mais com a manutenção da saúde da sociedade brasileira, a Associação criou o Selo de Aprovação ABRAN, que atende às exigências do consumidor com relação à qualidade e segurança dos alimentos. Somente recebem o Selo de Aprovação ABRAN produtos que foram submetidos a critérios rigorosos de aprovação, encontrando-se de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério de Estado da Agricultura.


Autor:
Fonte: Barcelona Soluções Corporativas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581