.
 
 
Em evento gratuito, especialistas compartilham informações sobre Doença Inflamatória Intestinal
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/05/2023

Em evento gratuito, especialistas compartilham informações sobre Doença Inflamatória Intestinal

Promovida pelo Hospital São Luiz Itaim, ação acontece na próxima sexta-feira (19), dia mundial de conscientização da doença que atinge cerca de 300 mil brasileiros

O Hospital São Luiz Itaim realiza nesta sexta-feira, 19 de maio, às 9h, um evento, em alusão à campanha Maio Roxo, de conscientização e prevenção da Doença Inflamatória Intestinal (DII).

A DII engloba doenças crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas, sendo as principais a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Gratuito para a população, o evento contará com palestras informativas sobre prevenção, sintomas e tratamento, momento para esclarecimento de dúvidas, e a participação especial da presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), Dra. Marta Brenner Machado. As inscrições podem ser realizadas AQUI.

O evento será coordenado pelo Dr. Adérson Omar Mourão Cintra Damião, Gastroenterologista e Coordenador do Gastro D'Or, serviço especializado da Rede D'Or São Luiz, com estrutura de última geração e equipe multiprofissional altamente qualificada. No dia 20, a unidade reúne também especialistas de todo o país para uma discussão profissional do tema.

De acordo com dados recentes, estima-se que cerca de 300 mil pessoas no Brasil sofram de DII. A doença atinge principalmente o adulto jovem na faixa dos 30 anos de idade, com forte impacto social e econômico. As regiões Sul e Sudeste são os locais com maior frequência da doença, atingindo até 183 casos por 100.000 habitantes no estado de SP.

"Os sintomas mais comuns são diarreia crônica, com ou sem sangue, dor abdominal e emagrecimento", alerta Dr. Damião.

Ainda de acordo com o médico, os sinais e sintomas podem incapacitar e comprometer atividades rotineiras, além de poder causar complicações graves.

"A doença não tem cura até o momento, porém, é possível diminuir a inflamação e alcançar a remissão, com controle dos sintomas e a redução da chance de complicações se diagnosticada precocemente", alerta o especialista.

O diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais envolve desde o histórico do paciente, até a realização de exames laboratoriais (geralmente sangue e fezes), procedimentos de imagem (ultrassom, tomografia e ressonância) e endoscópicos, estes últimos permitindo a verificação da área inflamada e realização de biópsias.

Já os tratamentos variam de acordo com a fase e gravidade da doença. Entre as opções estão orientações dietéticas, medicamentos, cirurgias e, em casos mais severos, transplante de intestino ou medula óssea.

"Hoje temos disponíveis no mercado potentes medicamentos biológicos, que agem contra essas inflamações de forma eficiente", destaca o especialista do Hospital São Luiz Itaim.

Essa evolução nos fármacos resultou numa redução das taxas de complicações e cirurgias, além de proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. "Por isso, é muito importante se informar sobre a doença, buscar um especialista para diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes", finaliza o médico.

SERVIÇO

Evento Maio Roxo

Data: Sexta-feira, 19 de maio de 2023.

Horário: Das 9h às 12h

Local: Auditório do Hospital São Luiz Itaim.

Endereço: Avenida Santo Amaro, 722, Vila Nova Conceição, São Paulo - SP

Inscrições no link: https://acesse.one/Eventomaioroxohospitalsaoluiz 


Autor: Samara Meni
Fonte: Agência VFR
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581