.
 
 
Cuide com carinho da roupa do bebê
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/11/2009

Cuide com carinho da roupa do bebê

Como? Saiba já

Sabão neutro, água na temperatura correta, ferro mais frio ou mais quente. De preferência, não use a máquina, que pode danificar bordados, rendas, enfeites aplicados, fitinhas, etc. Atenção, também, aos produtos: nada que cause alergias ou irritações na pele delicada do seu neném. Algumas peças já trazem na etiqueta a orientação para você não errar na lavagem, secagem e no modo como passá-las. De acordo com o tecido, os métodos e cuidados são diferentes. Veja, aqui.

Poliéster, poliamida, acrílico, elastano

Constituídos de fibras sintéticas (não naturais) são mais resistentes, porém não suportam altas temperaturas na lavagem e ao passar. Coloque o ferro sobre o lado do avesso da roupa, evitando os modelos a vapor, já que estes tecidos podem acumular eletricidade estática. Seque à sombra.

Malhas com elastano

Um tempo de molho em uma solução de água com uma colher de bicarbonato, no último enxágüe, evita o amarelado nas malhas brancas com elastano (Lycra). Se forem coloridas, não coloque de molho; podem manchar. Lave-as separadamente.

Viscose, acetato, modal, liocel

Chamadas de fibras regeneradas, são menos resistentes que as sintéticas e não devem ser centrifugadas ou torcidas. Passe pelo lado do avesso e com ferro brando (temperatura mínima). Também podem acumular eletricidade estática. Seque à sombra.

Algodão

Feito de fibras naturais, o tecido de algodão é, em geral, resistente, de fácil lavagem e manutenção. Suporta temperaturas mais elevadas e pode ser passado pelo lado direito. O algodão absorve a umidade e, por isso, é tão utilizado nas peças que ficam em contato direto com a pele (como calcinhas e sutiãs, por exemplo).

A primeira lavagem de uma roupa de algodão deve ser feita, separadamente, e sem excesso de sabão em pó ou amaciante. Assim, você preserva a proteção natural do tecido e evita que fique com um aspecto de envelhecido. Para clarear roupas de algodão, não use alvejantes à base de cloro.

Lavagem: à mão ou à máquina

Lave sempre em água fria. As altas temperaturas são sempre prejudiciais aos tecidos. Espere que o sabão (em pó ou líquido) dissolva completamente antes de pôr a roupa na máquina, para não manchar. Estique cada peça; nada de jogar tudo lá dentro dobrado ou embolado. As mais delicadas devem ser colocadas dentro de uma fronha, fechada com fio plástico.

Não misture roupas brancas com outras coloridas. Estas, principalmente na primeira lavagem, podem soltar tinta. Tente um truque: acrescente duas ou três colheres (chá) de sal à água na lavagem e no enxágüe.

Deixar de molho ajuda na remoção de sujeiras mais acentuadas e de manchas. O tempo ideal é de uma hora, mas pode permanecer mais de acordo com a situação. Mas, atenção: isso vale somente para as peças brancas.

Não esfregue as roupinhas no tanque, que danifica suas fibras. E não torça, depois; basta pressionar cada uma delas, suavemente. Importante é um bom enxágüe.

Secas e cheirosas

Peças coloridas não devem secar ao sol, para não desbotar mais rapidamente. Deixe-as à sombra, em local arejado. Tecidos como malha ou lã encolhem sob o secador elétrico. Coloque-os sobre uma superfície horizontal, em cima de uma toalha, para não deformar. As de malha podem secar no próprio cabide e, em alguns casos, você nem precisará passar.

Muito bem-passadas

Separe as roupas em blocos, seguindo as instruções da etiqueta, e umedeça-as, ligeiramente. Aqueça o ferro e, com um pano úmido, elimine os resíduos que estejam na sua superfície. Só, então, comece a passar, ajustando o aparelho na temperatura mais baixa.

Cuidado com bordados, desenhos aplicados e outros enfeites: antes de passar, proteja-os com um pano. E lembre-se: tecidos sintéticos acumulam eletricidade estática. Corte seu efeito, umedecendo-as com uma mistura de água e gotas de vinagre ou condicionador capilar.

Guardar & Conservar

Organize o armário dele, para facilitar na hora de vesti-lo. Você pode arrumar as roupinhas soltas ou embaladas, para que não acumulem poeira. Use sacos de tule, de outro material furadinho, ou fure um saco plástico comum. As embalagens totalmente fechadas deixam as peças emboloradas e sujeitas a manchas.

Toques macios

Prefira os alvejantes à água sanitária. Ela desgasta as fibras da roupa.
Não insista em remover manchas rebeldes. Melhor levar a roupa a uma tinturaria.
Peças com forro ou entretelas devem ser lavadas a seco.
Para testar a firmeza das cores, umedeça uma pequena área da roupa, de preferência na bainha, e coloque um tecido branco sobre ela. Passe com ferro. Se manchar o tecido branco é melhor lavá-la a seco ou separadamente, em água fria. E secar à sombra.
Uma das causas da formação de bolinhas é o atrito entre tecidos mistos como algodão/poliéster e algodão/viscose com algodão 100%. Evite lavá-los juntos.
Muito cuidado com estampas emborrachadas ou de material plástico. Costumam ficar com aparência envelhecida em poucas lavagens. Na hora de passar, vire a roupa pelo avesso.
Ao escolher o amaciante, procure um específico para bebês, evitando irritações na pele ou possíveis reações alérgicas de seu filho. Por isso, também, enxágüe bastante as roupas e não use sachês nos armários.


Meias & Tênis

Meias brancas tendem a encardir. Para voltarem ao tom natural, ferva-as na água com pedaços de limão e, depois, lave normalmente.

Na lavagem do tênis, use sabão neutro e escova macia. Tire os cadarços, molhe o calçado na água fria, sem mergulhá-lo no balde ou no tanque. Escove-o em água corrente e, se preferir, coloque-o para centrifugar na máquina de lavar. Nos tênis de camurça, passe um pincel com glicerina líquida. Deixe secar à sombra.

Chega de manchas

Banana – se for recente, esfregue com querosene. Ou cubra com uma mistura grossa de água e bicarbonato e exponha o tecido ao sol, sempre com o cuidado de não deixar secar esta mistura.

Chocolate – lave, insistentemente, com água quente e sabão. Se não resolver, tente água oxigenada. Ou polvilhe a roupa com bórax em pó, umedeça com água fria e deixe por 15 minutos. Depois, esfregue levemente e lave.

Doces e caldas – é só molhar com água quente.

Lama – primeiro água fria, depois, água avinagrada. Se o tecido for escuro, espere a lama secar e retire-a com uma escova áspera. Sobrou algum vestígio? Esfregue com batata crua, cortada ao meio, até sumir tudo.

Sangue – não use água quente e nem deixe a mancha secar. Lave com água fria e sabão. Ou água oxigenada de 20 volumes, enxaguando, depois, com água pura. Também pode esfregar uma pedrinha de gelo até a mancha desaparecer por completo.

Xixi – dilua amônia no álcool e pingue algumas gotas sobre a mancha. Depois, lave com água. Se a sujeira for antiga, use uma mistura de água com ácido oxálico.


Autor: Regina Protasio
Fonte: Site TopBaby

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581