.
 
 
Cuide dos olhos no verão
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/11/2009

Cuide dos olhos no verão

Infecções oculares e conjuntivite são as doenças mais comuns nesta época do ano

Com a chegada dos dias mais quentes do ano, um mergulho no mar ou na piscina é extremamente desejado. Entretanto, se você não tomar cuidados pode ter consequências para a saúde dos olhos. “É comum a ocorrência de infecções oculares por causa do contato com a água contaminada de piscinas, do mar ou em locais inadequados para o banho”, conta Dra. Ana Paula Canto, da Clínica Canto. Para evitar essas infecções, a principal orientação é evitar mergulhar em locais possivelmente contaminados e, na dúvida, só abrir os olhos debaixo da água com o uso de óculos de proteção.

Outra doença muito comum no verão é a conjuntivite. “No verão o maior contato com outras pessoas e a maior quantidade de componentes no ar causam mais sensibilidade nos olhos, o que facilita a transmissão da conjuntivite”, explica Marco Canto, oftalmologista e diretor da Clínica Canto. A doença é transmitida pelo ar ou por contato direto, como por exemplo, pelas mãos, por toalhas, cosméticos, produtos de limpeza e outras substâncias. “Além disso, pessoas mais sensíveis ao cloro e a produtos utilizados na limpeza de piscinas também podem desenvolver conjuntivite alérgica”, afirma o oftalmologista.

Para evitar a conjuntivite é necessário manter a higiene, lavar sempre as mãos, evitar ambientes poluídos ou fechados e não coçar os olhos. “Se os olhos ficarem vermelhos, coçarem, lacrimejarem, se houver a sensação de corpo estranho - como se você tivesse com areia nos olhos – e ainda se as pálpebras estiverem inchadas é importante procurar um oftalmologista, pois infecções oculares ou conjuntivite quando não tratadas corretamente podem levar a problemas mais sérios”, alerta Dr. Marco Canto.

Óculos escuros

A exposição dos olhos sem a proteção dos óculos escuros é outro fator que pode provocar problemas na visão. “O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis da energia solar que também são produzidos por fontes artificiais. Eles aumentam as chances de desenvolvimento de catarata, pterígio (membrana que cresce sobre a córnea e pode distorcer ou cobrir a visão), câncer de pele nas pálpebras e degenerações de retina”, enumera o oftalmologista.

Os óculos escuros devem ser usados por pessoas de qualquer idade, inclusive pelas crianças. Eles possuem proteção contra 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B, e ajudam a proteger os olhos do efeito cumulativo das radiações. Entretanto, nem todos possuem essa proteção. Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV. De acordo com o oftalmologista, os óculos escuros de má qualidade não têm proteção UV, provocam apenas o escurecimento e uma consequente dilatação das pupilas. “Esses óculos escuros deixam passar uma maior quantidade de raios UV e pioram a situação”, ressalta Dr. Marco Canto.

 


Autor:
Fonte: Expressa Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581