.
 
 
Será que tenho falta de amor próprio?
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/11/2009

Será que tenho falta de amor próprio?

Quais são as manifestações disso? De que forma isso pode afetar minha vida?

Quais são as manifestações disso? De que forma isso pode afetar minha vida?

Resposta: A pessoa que não se ama, deseja desesperadamente ser amada, como uma forma inconsciente de receber o amor que não sente por si mesma. Uma das maneiras de obter esse amor pode ser a necessidade de agradar a todos, tendo muita dificuldade em dizer não, pois busca acima de tudo reconhecimento e aprovação, como se precisasse reafirmar o quanto é importante para os outros, por não se considerar importante para si mesma. O que pode gerar facilmente uma dependência pelo amor do outro.

O foco sempre é o “outro”, é capaz de passar por cima de si mesma para fazer aquilo que esperam que faça, sendo assim, facilmente é manipulada ou induzida a fazer o que não quer. A falta de amor próprio ainda vem acompanhada com a falta de respeito, insegurança, baixa autoestima. Pode haver ainda um conceito exagerado de si próprio, demonstrando uma elevada autoestima, muito orgulho e arrogância, mas que na verdade são apenas máscaras, como se fosse uma maneira de compensar a falta de amor que sentem por si mesma.

Consequências da falta de amor próprio

Tudo isso pode, ao longo dos anos, causar muita insatisfação, frustração, e maiores chances de somatizar e desenvolver uma doença.

A falta de amor por si mesmo pode afetar sua vida de várias formas, em todas as áreas, seja profissional, familiar, afetiva, pessoal, trazendo muito sofrimento. Por exemplo, é capaz de manter relações afetivas destrutivas ou relacionar-se com qualquer pessoa, só para se sentir amada, ou com a ilusão de que seja.

Amor próprio: autoconhecimento é a maneira mais correta para aprender a se amar

Para evitar tanto sofrimento você pode começar a desenvolver o amor por si mesmo, pois com certeza esse amor está dentro de você, só é preciso despertá-lo. Como? Da mesma forma que começa a amar outra pessoa: conhecendo. O quanto você se conhece? O que você gosta de fazer? O que faz você feliz? O que você está sentindo? O que você tem feito apenas para agradar outras pessoas? O que você tem feito para agradar a si mesmo? Comece a responder para si mesmo essas perguntas, isso fará com que se conheça e comece a admirar e amar a pessoa maravilhosa que com certeza você é!

Mas não pare por aqui, o autoconhecimento é a maneira mais correta para aprender a se amar, por isso, conheça e agrade a você mais do que qualquer outra pessoa.


Autor: Rosemeire Zago
Fonte: Vya Estelar

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602