.
 
 
Entenda sobre alergias respiratórias comuns ao início do outono
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/03/2025

Entenda sobre alergias respiratórias comuns ao início do outono

Rinite alérgica é a manifestação mais comum na região Sul

A chegada do outono e as consequentes mudanças bruscas de temperatura na região Sul do Brasil, de quente e úmido para inverno frio e seco, são fatores que aumentam casos de alergias e doenças respiratórias. Esse crescimento expressivo no número de pessoas com doenças alérgicas se deve, desde hábitos a fatores genéticos e ambientais.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a rinite alérgica é a manifestação respiratória mais comum: cerca de 30% da população brasileira possui e, mal controlada, é um fator de risco para o desenvolvimento de asma, que atinge 10% da população. “As mudanças bruscas de temperatura no outono, comuns no Sul do Brasil, podem agravar as alergias respiratórias. A oscilação, seja pelo ar seco ou úmido, estimula as vias respiratórias a produzirem muco, causando espirros, coceira nasal e tosse. Em alguns casos, essa reação inflamatória pode se intensificar, levando a crises de asma devido ao aumento da inflamação nos brônquios”, informa a alergista Mariana Ishibashi da Hapvida.

A rinite alérgica é, muitas vezes, confundida com um resfriado comum, já que ambos ocorrem com a chegada do outono. Saber diferenciar os sintomas é essencial para o bem-estar nessa época do ano. Mariana explica que a enfermidade causa coceira no nariz, coriza clara, espirros e obstrução nasal, já o resfriado tem coriza mais espessa e amarelada. “Hoje em dia, os quadros respiratórios virais podem se manifestar sem febre e sem dores musculares ou mal-estar, sendo confundidos com alergias respiratórias”.

Tratamentos para combate

Os tratamentos da asma e da rinite são feitos por meio de medicação prescrita sob orientação médica. “Sobre a imunoterapia, ela ajuda a modular o sistema imunológico para que o organismo tolere melhor agentes como ácaros, gramíneas e epitélios de animais”, salienta Mariana. O método é indicado para pessoas com teste alérgico positivo, cujos sintomas persistem mesmo com tratamento convencional e que não conseguem evitar completamente a exposição ao alérgeno.

Sobre a Hapvida

Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 88 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes. 


Autor: Redação
Fonte: Martha Becker Connections
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581