.
 
 
Aché e Formare auxiliam jovens a ingressarem no mercado de trabalho
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/12/2009

Aché e Formare auxiliam jovens a ingressarem no mercado de trabalho

Empresa e Fundação provam como é possível atuar com responsabilidade social sem ter de recorrer a fórmulas inovadoras

O Aché Laboratórios, fabricante nacional de medicamentos, e o Formare, projeto de educação profissional para jovens de baixa renda, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, firmaram uma parceria em 2005 para capacitar e qualificar profissionalmente os adolescentes que residissem próximos à sede do Aché, em Guarulhos-SP, ampliando ainda mais a atuação social dessas instituições. Após cinco anos de muito trabalho, os parceiros têm opiniões semelhantes quanto aos resultados conquistados: orgulham-se das conquistas e da contribuição social dedicada a esses jovens, mas sabem que ainda há muito coisa a ser feita.

A preocupação do Aché em contribuir para uma sociedade mais justa foi rapidamente traduzida em resultados. Desde que o curso foi implementado e disseminado por Educadores-Voluntários na unidade de Guarulhos, a companhia conseguiu capacitar profissionalmente 78 jovens, todos com idade de 15 a 17 anos. “Com o Aché Formare, buscamos levar educação e profissionalização a jovens de baixa renda, estimular a consciência cidadã em nossos colaboradores e, ainda, aproveitar os talentos dentro da própria empresa”, explica Márcia Tedesco Dal Secco, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do Aché. Da mesma opinião partilha Pablo Alzogaray, diretor de Recursos Humanos da empresa. “O Aché, em seus mais de 40 anos de atuação, apóia o desenvolvimento social. Pensando nisso, realizar o Aché Formare nos possibilita contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável”, acrescenta.

“O Projeto Formare possibilita que a empresa exerça sua potencialidade como agente educacional comunitário, oferecendo formação inicial para o mundo do trabalho a jovens de populações de baixa renda. Os funcionários são convidados a atuarem como voluntários neste processo de ensino e aprendizagem. Nossa parceria com o Aché Laboratórios tem sido de muito sucesso desde o início. Victor Siaulys, fundador da empresa, foi um grande entusiasta do Projeto, e percebemos que a Escola Formare Aché traz resultados que refletem a dedicação de todos que contribuem para a formação dos jovens”, comenta Beth Callia, coordenadora geral do Formare.

Jovens têm a primeira oportunidade profissional

As jovens Letícia dos Santos Souza e Kelly Gondim, 18 e 19 anos respectivamente, recém-formadas em Produção em Farmoquímica e Cosmética, curso desenvolvido sob medida pelo Formare para esse setor, contam que a participação no projeto Formare contribuiu muito para que pudessem superar desafios profissionais e pessoais. “Além da oportunidade de trabalhar em uma grande empresa do setor farmacêutico, como a que estamos tendo agora, com o Formare conseguimos vencer uma outra dificuldade, que era a timidez”, contam as adolescentes.

Kelly foi além das aulas oferecidas na fábrica: decidiu investir no aperfeiçoamento da carreira e hoje cursa Administração de Empresa. “Participar das atividades administrativas da empresa foi fator decisivo na minha escolha”, conta a ex-aluna.

Letícia compartilha da mesma opinião. “Consegui me desenvolver não apenas profissionalmente, mas como pessoa. Tinha vergonha do que as pessoas poderiam pensar do que falava e até receio de fazer novos amigos”, lembra. “Acredito que se eu não tivesse essa oportunidade, hoje estaria apenas estudando e ajudando minha família com as atividades domésticas”. Agora, Letícia faz planos para o futuro e se prepara para cursar Direito. “Adorei a o estágio na área Jurídica do Aché Laboratórios, não tenho dúvidas que esse é o caminho que quero seguir”, diz.

Formare desenvolve e oferece cursos específicos para cada setor

Além do curso de Produção em Farmoquímica e Cosmética, utilizado pelo Aché com muito sucesso, o Formare desenvolve e oferece outros de acordo com a necessidade específica e anseios de cada segmento. "Nosso material pedagógico, criado por equipes especializadas em diversos setores da indústria, traz conceitos e procedimentos afinados com as exigências e expectativas do mercado”, explica Zita Pimentel, coordenadora pedagógica do Formare. Os cursos oferecidos pelo Formare têm duração de um ano, com carga horária mínima de 800 horas/aula. A grade curricular tem, em média, 11 disciplinas que privilegiam a formação humana e técnica do aluno.

As aulas são ministradas por Educadores-Voluntários das empresas, que reservam uma área em suas unidades para a realização das aulas. Ao término do ano letivo, os alunos recebem certificado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição federal de ensino vinculada ao MEC, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Sobre o Aché Laboratórios

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com mais de 40 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com dois complexos industriais, um em sua sede, em Guarulhos (SP), e outro em São Paulo (SP), mais de 3 mil colaboradores e uma das maiores forças de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com mais de 250 marcas em 600 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição). No mercado internacional, exporta para 12 países da América do Norte, América Latina e África. Em 2008, o Aché registrou receita operacional bruta de mais R$ 1,9 bilhão.

Sobre o Formare

O Programa Formare foi criado em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP) como uma oportunidade de formação profissional a jovens de baixa renda na própria empresa. Hoje é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais.

O objetivo do programa é desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, moradores das redondezas das empresas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Contudo, o projeto não se limita ao curso. Quando formados, os ex-alunos recebem apoio na obtenção do primeiro emprego. Aproximadamente 6,5 mil jovens já foram capacitados pelo Formare e cerca de 80% estão empregados.

Outro fator de destaque é a capacitação e a motivação que envolve os colaboradores da empresa quando aderem ao Projeto como educadores voluntários. Ao tornar-se educador do Formare, o colaborador da empresa passa por todas essas fases. Segundo informações da Rede de empresas parceiras, foi possível comprovar que o desempenho do voluntário dentro das suas atividades e, principalmente, em seu convívio com outros colaboradores também melhora significativamente.

A Rede Formare (empresas que possuem Escolas Formare) é composta por Escolas de Educação Profissional que oferecem instalações, benefícios e tempo de seus funcionários para atuarem como educadores-voluntários dos jovens.

Os cursos, com duração de no mínimo 800 horas/aula, são elaborados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e monitorados pela equipe pedagógica do Formare, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. A orientação pedagógica baseia-se nas diretrizes do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas por meio da associação de teoria e prática. Os cursos são certificados pela UTFPR, instituição federal de ensino vinculada ao MEC, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Mais informações no endereço: www.formare.org.br

 


Autor: Imprensa
Fonte: CDI Comunicação Coorporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581