.
 
 
Hospital Moinhos de Vento lança Núcleo da Coluna
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/05/2025

Hospital Moinhos de Vento lança Núcleo da Coluna

Evento debateu desafios e inovação no tratamento da lombalgia

O Hospital Moinhos de Vento realizou, nesta terça-feira (22), o Grand Round de lançamento do seu Núcleo da Coluna, reunindo especialistas de diversas áreas da medicina para debater um dos principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil e no mundo: a dor lombar crônica. Com o tema "Lombalgia – quando a dor não passa", o evento aconteceu no Auditório Moinhos, com transmissão online para participantes de todo o país.

Na abertura, o neurocirurgião Eliseu Paglioli Neto destacou a importância de uma abordagem integrada e personalizada para o tratamento da dor lombar. "Com o novo Núcleo da Coluna, os pacientes passam a ser atendidos de forma multidisciplinar, considerando diferentes perspectivas da doença. Isso nos permite definir a ordem e o tipo de tratamento mais adequados para cada caso. Criamos uma escala de atendimento na emergência, com equipes especializadas em patologias da coluna, reforçando nossa vocação neste tipo de cuidado", afirmou.

Moderado pelo neurologista clínico Daniel Freire, o encontro apresentou dados sobre a prevalência da lombalgia. "Estudos mostram que 84% dos adultos terão dor lombar ao menos uma vez na vida. Em 2020, 619 milhões de pessoas conviviam com esse problema, número que deve chegar a 843 milhões em 2050. É a principal causa de anos vividos com incapacidade no mundo e a segunda maior responsável pelo absenteísmo nos Estados Unidos", explicou.

No Hospital Moinhos de Vento, apenas em 2024, foram realizados 2.777 atendimentos na emergência por dor lombar. De fevereiro a março de 2025, 57 casos foram convertidos em internação e 38,6% dos pacientes internados passaram por cirurgia. A maior parte dos atendimentos foi triada por clínica médica (68,4%), seguida por ortopedia e traumatologia (19,3%) e neurologia (12,3%).

Durante o evento, foi apresentada a estrutura do Núcleo da Coluna, que reúne quatro profissionais de neurologia clínica, um de clínica da dor, um de reumatologia e 20 de neurocirurgia e traumatologia - sendo um deles referência em pediatria. O modelo de atendimento prevê um fluxo baseado em red flags (sinais de alerta clínico), garantindo que casos com maior complexidade sejam rapidamente encaminhados à equipe especializada.

O gerente de marketing da Brainlab, Rafael Vidal, apresentou as soluções tecnológicas que já estão disponíveis no hospital, incluindo a única suíte robótica completa do Brasil voltada para cirurgia da coluna, composta por três equipamentos de alta precisão. "Trabalhamos com três premissas: universalidade, versatilidade e modularidade. Nossa missão é estar presentes em cada etapa do tratamento, promovendo ganhos contínuos para o paciente e toda a equipe de saúde", destacou.

Também fizeram parte do debate o superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antônio Nasi; o radiologista especialista em coluna Tauã Brum da Silva; o médico especialista em dor e anestesiologista Luciano Oliveira; o ortopedista especialista em coluna Malgarino Roncatto; e o neurocirurgião Samir Nimer. 


Autor: Redação
Fonte: Moinhos Critério
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581