
A reconstrução do Rio Grande do Sul após a maior tragédia ambiental de sua história é o tema central do livro “Nasce um Novo Rio Grande do Sul”, de autoria do fotógrafo e documentarista Leonid Streliaev. A sessão de autógrafos ocorre nesta quarta-feira, dia 7 de maio, das 17h30 às 20h, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (Rua Frederico Mentz, 1606 – prédio novo), integrando o evento “(Re) Construindo o amanhã: um ano das enchentes”.
A obra reúne imagens e relatos que ilustram os desafios enfrentados pela população gaúcha, mas também evidenciam a solidariedade e a força coletiva que marcaram a resposta à catástrofe. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) que mobilizou profissionais, recursos e estruturas para o atendimento às vítimas e apoio às comunidades afetadas, é reconhecida no livro como uma das instituições fundamentais no processo de reconstrução.
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
- Fomentar a ciência e a cultura médica;
- Promover a defesa profissional;
- Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
- Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.