.
 
 
Solidão pode ser contagiosa, indica pesquisa
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/12/2009

Solidão pode ser contagiosa, indica pesquisa

As mulheres seriam mais propensas a relatar maiores graus de solidão

A solidão pode se disseminar como uma doença contagiosa, segundo estudo da Universidade de Chicago. De acordo com os pesquisadores, as pessoas que se sentem solitárias tendem a compartilhar sua solidão com os outros, e seus sentimentos de isolamento e desânimo podem contagiar seus amigos, vizinhos, familiares e colegas.

Acompanhando, do ano de 1971 a 2001, mais de 5,2 mil pessoas, os pesquisadores observaram “um extraordinário padrão de contágio, que leva pessoas a serem movidas para o limite da rede social quando se tornam solitárias”, disse o pesquisador John T. Cacioppo, em nota para a imprensa. “Na periferia, as pessoas têm menos amigos, e sua solidão leva à perda dos poucos laços que eles ainda mantêm". Além disso, aqueles que não são solitários, mas têm pessoas com esse sentimento em sua rede social – principalmente amigos solitários – têm mais chances de se tornar mais só.

Os resultados indicaram, ainda, que as pessoas se sentem sozinhas 48 dias por ano, e, para cada amigo extra, a frequência desse sentimento reduziria em 0,04 dias por semana, o que representa dois dias a menos de solidão por ano. As mulheres seriam mais propensas a relatar maiores graus de solidão, e sua solidão teria mais chances de se propagar em suas redes sociais.


Autor: Redação
Fonte: Boa Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581