.
 
 
Egressa do curso de Medicina da Universidade Feevale participa de importante publicação sobre saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/12/2025

Egressa do curso de Medicina da Universidade Feevale participa de importante publicação sobre saúde

Aliscia Vieira contribuiu em estudo para The Lancet com abordagem sobre saúde mental e violência

A egressa do curso de Medicina da Universidade Feevale, Aliscia Vieira, contribuiu em importante pesquisa para uma das maiores publicações sobre saúde do mundo. Ela participou como colaboradora do Global Burden of Disease Study 2023 (GBD 2023) em um estudo publicado na The Lancet em 9 de dezembro, que estimou a carga de doença atribuível à violência por parceiro íntimo contra mulheres (IPV) e à violência sexual na infância (SVAC) em 204 países e territórios, no período de 1990 a 2023. Trata-se de um estudo global de alto impacto, com relevância direta para a saúde pública e para o debate sobre prevenção e cuidado longitudinal, contínuo e duradouro do paciente.

O GBD é um grupo internacional de pesquisa em epidemiologia vinculado à Universidade de Washington. O caminho de Aliscia para chegar a esse grupo começou ainda na graduação em Medicina. Enquanto acadêmica, ela diz ter percebido o quanto a relevância da pesquisa, especialmente a de alto impacto, é visível no dia a dia da formação e na forma como ela se conecta à prática clínica. "Ao longo do curso, participei de diferentes iniciativas, incluindo projetos de pesquisa, e concluí a graduação com o objetivo de seguir desenvolvendo essa atuação", diz a médica, formada há um ano.

Ela faz parte do GBD desde abril deste ano e destaca que os artigos do grupo são muito densos e baseados em grande volume de dados. Neste, exemplifica, foram analisados dados de 204 países e territórios ao longo de 33 anos. Por essa escala, conclui, trata-se de um trabalho coletivo, com muitos autores, envolvendo não apenas a coleta e a análise, mas também uma revisão técnica minuciosa dos resultados. "Como meu principal interesse acadêmico é saúde mental, a temática do artigo se conecta diretamente à minha trajetória. A violência tem impactos expressivos e duradouros sobre desfechos como transtornos depressivos e ansiosos, o que torna esse tema particularmente relevante para a forma como venho construindo minha atuação. Foi a partir desse alinhamento que passei a contribuir com o manuscrito", comenta.

Com base em sua pesquisa, Aliscia afirma que as estimativas para 2023 apontam 18,5 milhões de DALYs atribuíveis à violência por parceiro íntimo e 32,2 milhões de DALYs atribuíveis à violência sexual na infância, totalizando mais de 50 milhões de anos de vida saudável perdidos globalmente. O estudo também destaca que uma parcela importante dessa carga se concentra em desfechos de saúde mental, incluindo transtornos depressivos e ansiosos (para IPV) e autoagressão e esquizofrenia (para SVAC). O estudo completo pode ser conferido neste link: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(25)02503-6


Autor: Redação
Fonte: Imprensa Feevale
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581