.
 
 
Terremotos podem ser desencadeantes de infartos, diz estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/12/2009

Terremotos podem ser desencadeantes de infartos, diz estudo

A pesquisa foi publicada na revista Heart em seu número de dezembro de 2009

Existem inúmeras evidências de que o estresse emocional pode desencadear eventos cardíacos agudos em indivíduos vulneráveis. As investigações de grandes eventos como terremotos têm as vantagens de que uma metodologia de pesquisa baseada na população de amostragem pode ser usada, e de que o calendário do estímulo causador do evento cardíaco pode ser definido objetivamente. O primeiro conjunto de análises aprofundadas relativa a uma ocorrência deste tipo foi realizado na sequência do terremoto de Northridge, que teve lugar em Janeiro de 1994 na área de Los Angeles, Estados Unidos. Na ocasião, houve um aumento abrupto na morte súbita cardíaca, imediatamente após o sismo, juntamente com um aumento da mortalidade por doença cardíaca coronariana

Pesquisadores japoneses realizaram um estudo comparativo dos índices de mortalidade antes e depois do terremoto que ocorreu em outubro de 2004, nas áreas do desastre ou controle, através da análise dos registros de óbito de 1 de outubro de 1999 a 20 de setembro de 2007. A pesquisa foi publicada na revista Heart em seu número de dezembro de 2009.

Foi avaliada a população total da cidade de Niigata, Japão, acompanhada por 5 anos (12.333.429 pessoas-anos) antes e 3 anos (7.279.076 pessoas-anos) depois do terremoto. Os índices de mortalidade por infarto agudo do miocárdio (IAM) 5 anos antes e 3 anos depois do terremoto na área do desastre foram 47,3 e 53,9 por 100.000 pessoas-anos, respectivamente. A diferença observada foi significativa, em comparação com a área controle, onde os índices de mortalidade foram 42,5 e 42,6 por 100.000 pessoas-anos, respectivamente, e não foram significativamente diferentes.

Em homens, a mudança na mortalidade por IAM antes e depois do terremoto na área afetada foi de +7,1 por 100.000 pessoas-anos, e de +2,0 na área de controle. Em mulheres, a mudança na mortalidade por IAM antes de depois do terremoto na área afetada foi de +6,2 por 100.000 pessoas-anos e de -1,6 na área de controle.

O estudo concluiu que o terremoto ocorrido em Niigata-Chuetsu aumentou de forma significativa a mortalidade por IAM em homens e mulheres. Segundo os autores da pesquisa, os médicos e políticos devem reconhecer a necessidade de prevenção em longo-prazo de IAM em áreas de terremotos.

Fonte: Heart. Volume 95, Number 24, 2009. Pages 2009-2013


Autor:
Fonte: Bibliomed

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581