.
 
 
Qualificação da atenção básica junto à população gaúcha
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/01/2009

Qualificação da atenção básica junto à população gaúcha

Governo do Estado repassa R$ 21,1 milhões para atender à saúde da família

Secretária-adjunta da Saúde, Arita Bergmann, repassa informação ao chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel

A governadora Yeda Crusius autorizou o depósito de R$ 21,1 milhões para saldar o débito junto às prefeituras, referente a 2006, do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A informação é da secretária-adjunta da Saúde, Arita Bergmann, repassada hoje (30) durante reunião, no Palácio Piratini, com o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel.

Desenvolvido em parceria com as prefeituras, o Programa Saúde da Família é visto pelo governo do Estado como uma das principais estratégias na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Com o repasse desses valores, o governo do Estado coloca em dia os incentivos à Estratégia de Saúde da Família, garantindo recursos para a qualificação da atenção básica junto à população gaúcha.

O programa é desenvolvido atualmente por 1.327 equipes presentes em 414 municípios gaúchos. "Houve um incremento em 26% no número de famílias que estão sendo beneficiadas em relação a 2006", afirmou Arita. O ESF, com suas ações de prevenção e promoção da saúde nas comunidades, integra o Programa Estruturante Saúde Perto de Você.  "Ele vem atendendo 80% dos problemas de saúde no ambiente das famílias, com reflexos significativos na redução dos casos de internações e na melhoria de outros indicadores de saúde, como a diminuição da mortalidade infantil".

"Trata-se de mais uma importante ação do Governo Yeda", ressaltou Wenzel. Segundo ele, este processo nada mais é que conseqüência da determinação da governadora Yeda Crusius "em priorizar o resgate de compromissos importantes que o Estado tem com seus cidadãos". Disse, ainda, que, com o depósito desses recursos, o Governo está, agora, rigorosamente em dia com o programa, já que os valores referentes a 2007 já haviam sido repassados pelo Estado às prefeituras.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde – RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581