.
 
 
Pais não devem ter pressa em ensinar autocontrole às crianças
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/12/2009

Pais não devem ter pressa em ensinar autocontrole às crianças

Será que devemos realmente tentar ensinar autocontrole às crianças?

Falta de atenção das crianças

Crianças se distraem facilmente. Suas mentes pulam constantemente daqui para ali e elas são péssimas em se concentrar mesmo nos assuntos mais estimulantes. Elas podem estar fascinadas por um novo brinquedo colorido, mas apenas até que surja um outro brinquedo.

Isto pode deixar loucos os pais e os professores, sempre às voltas com tentativas de controlar a impulsividade das crianças sob seus cuidados.

Mas será que devemos realmente tentar ensinar autocontrole às crianças?

Maturidade precoce

Psicólogos estão começando a se fazer esta pergunta, e alguns sugerem que o ensino do autocontrole, quando leva as crianças rumo à maturidade muito cedo, pode ser até prejudicial para o desenvolvimento cerebral.

A neuropsicóloga Sharon Thompson-Schill e seus colegas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estudaram uma região do cérebro chamado córtex pré-frontal, a parte do cérebro que filtra informações irrelevantes e nos ajudar a nos concentrarmos em algo.

O córtex pré-frontal é também a última parte do cérebro a amadurecer e se tornar totalmente funcional. Ele fica para trás do restante do cérebro até por volta dos quatro anos de idade.

Vantagens infantis

Em um artigo publicado na revista científica Current Directions in Psychological Science, o grupo de Sharon sugere que um córtex pré-frontal imaturo pode não ser de fato uma deficiência, mas uma vantagem nos primeiros anos de vida.

Para as crianças, isto pode ser uma vantagem porque elas não precisam ficar fazendo suposições e nem levantando hipóteses sobre o que vai acontecer ou sobre o que seria mais adequado que elas fizessem. Isso as faz se comportar na base da força bruta.

Elas têm muitas coisas que aprender e muito desse aprendizado tem a ver com regras e convenções do tipo "direto e rápido": tome esta atitude e você terá aquele efeito e, quanto mais rapidamente você agir, mais rapidamente terá o efeito.

Aprendizado da linguagem

De fato, defendem os pesquisadores, essa rigidez pode ser essencial na aquisição da linguagem. Aprender a falar é uma tarefa intimidadora, exigindo que se diga a coisa certa no contexto certo e concordando com as outras pessoas que estas são as coisas adequadas a se dizer.

É por isto, segundo eles, que as crianças aprendem idiomas muito mais facilmente do que os adultos. Sem tentar falar a coisa certa todas as vezes, elas simplesmente falam na base da "força bruta" e vão aprendendo rapidamente.

E não é apenas a língua. As crianças têm que dominar todos os tipos de convenções sociais que devem simplesmente ser aprendidas. Nesse sentido, tentar acelerar o desenvolvimento do cérebro pode ser não só difícil como imprudente.


Autor: Imprensa
Fonte: Diário da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581