.
 
 
Controle do peso pode ser feito com estratégias simples e eficazes
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/01/2010

Controle do peso pode ser feito com estratégias simples e eficazes

Para os psicólogos, o controle do peso não é somente a imposição de uma dieta

Para os psicólogos, o controle do peso não é somente a imposição de uma dieta. Ao contrário, é necessário uma estratégia global que atinja corpo e mente. Alguns tratamentos podem incluir uma série de estratégias. Veja abaixo uma série de dicas que a Associação de Psicologia Americana (APA) vem associando ao sucesso no tratamento de obesidade.

Automonitoramento

Umas das táticas mais efetivas para reduzir e gerenciar seu peso é o automonitoramento. Isso significa observar e registrar sistematicamente o que você come e o quanto de exercício você faz.

É possível fazer um diário do que se come e usar um pedômetro para se assegurar que você está caminhando ao menos 10 mil passos por dia. Esse tipo de estratégia é perfeita, dizem os pesquisadores. Quase 25% dos casos de sucesso no controle do peso são resolvidos com apenas esse procedimento.

Meditação

A meditação faz mais por você do que apenas diminuir o estresse. Ela pode também ajudá-lo a perder peso, pois diminui a compulsão pela comida. Além disso, a meditação pode também auxiliar as pessoas a identificarem as motivações emocionais que levam ao excesso alimentar.

Mais importante de tudo, a meditação pode fazê-lo se alimentar mais conscientemente e pausadamente. Pesquisas mostram que indivíduos com problemas alimentares normalmente não prestam muita atenção às sensações de fome e nem sua satisfação (envolvendo os mecanismos de saciedade). Exercícios mentais podem ajudar a manter a mente focada na “experiência da alimentação”.

Mensagens positivas sobre o que se come

Estudos mostram que obrigar crianças a fazer dieta ou restringir o consumo alimentar pode levar a um comportamento alimentar pouco saudável e aumento de peso no futuro. Pesquisadores chegaram à conclusão, por exemplo, que adultos com comportamentos alimentares compulsivos ou que tinham grande variação de peso durante a vida haviam passado pela experiência do controle de comida exercida pelos pais.

Encorajar as crianças a comer de forma regular, observando o que se come e indicando que frutas ou outros alimentos saudáveis são tão gostosos quanto outros menos saudáveis é bastante positivo a longo prazo. Deve-se disponibilizar opções, conversar sobre os pontos positivos e negativos dos alimentos consumidos, mas evitar, sempre que possível, as proibições alimentares.

Para as crianças brinquedos são melhores que doces

Para os pais vai outra dica: associar doces e comidas altamente calóricas a datas festivas também pode ser um grande erro à longo prazo.

Marlene Schartz, do Centro de Transtornos Alimentares e do peso da Universidade de Yale, EUA, em um estudo com quase 300 crianças entre 3 e 14 anos, chegou a conclusão que entre ganhar mais brinquedos e ter uma festa repleta de doces e bolos as crianças preferiam a primeira opção. Esse tipo de atitude poderia desassociar consumo calórico de sentimentos de felicidade situacional.

Terapia Cognitiva Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) foca na mudança de padrões pouco saudáveis de pensamentos e comportamentos.

Nem sempre a terapia por si só ajuda. Nesses casos é recomendado uma estratégia que combine medicação de controle de apetite, antidepressivos e em último caso – para um parcela muito pequena da população, lembre-se – existe a cirurgia bariátrica.


Autor: Imprensa
Fonte: O que eu tenho?

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581