.
 
 
Catarata: Implante de lente multifocal mostra seu melhor resultado em seis meses
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/01/2010

Catarata: Implante de lente multifocal mostra seu melhor resultado em seis meses

Atualmente, a catarata ocupa o primeiro lugar entre as causas de cegueira reversível no mundo

O melhor nível de neuroadaptação com o implante de lentes intraoculares multifocais se revela seis meses após a realização da cirurgia de catarata. A constatação, que é resultado de um estudo realizado pelo oftalmologista espanhol, Carlos Palomino Bautista, do Hospital Quiron de Madri, a partir de avaliação de 250 olhos de 137 pacientes com idade de 68 anos em média, também é comprovada no Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). O diretor do departamento de catarata, Leonardo Akaishi, diz que completados seis meses a partir da cirurgia, as avaliações de retorno mostram que o paciente tem mesmo o melhor rendimento visual.

No dia seguinte à cirurgia, o paciente já percebe grandes avanços sobre sua qualidade e quantidade de visão, mas é no período de seis meses que desenvolve familiaridade com os halos se houverem e também adquire novos hábitos para ajuste da visão à distância quando vai dirigir ou praticar esportes, explica Akaishi.

Neurovisão - Segundo o brasileiro, que vem observando as questões associadas à neurovisão na avaliação de seus pacientes em Brasília (DF) e em Palmas (TO), "a cirurgia de catarata com implante de lentes intraoculares multifocais confere ao paciente uma nova percepção de iluminação, das cores e da distância focal". A partir dessa nova realidade também vem a necessidade de neuroadaptação e é compreensível que o paciente requeira seis meses para ter o melhor resultado, comenta o médico.

Satisfação - O estudo de satisfação de Bautista foi realizado com pacientes operados entre 1 a 3 dias, com 30 a 90 dias e com 150 a 210 dias após a cirurgia de catarata, quando também foram analisadas questões relativas ao contraste e condições fotópticas. Dados do estudo mostraram boa acuidade visual para perto e para longe após o período de seis meses em mais de 95% dos casos cujos pacientes declararam visão global boa ou excelente tanto para perto quanto para longe.

A maior satisfação do operado de catarata manifestada após seis meses da cirurgia é a independência dos óculos, enfatiza Akaishi. Na pesquisa européia, 96,8% dos operados declarou, após seis meses, ler em J2 - que é considerada boa visão para livros e revistas, por exemplo, sem necessidade de correção, ou seja, sem óculos. Akaishi calcula em seus próprios levantamentos clínicos no HOB, em Brasília, que 96% dos pacientes consideram-se livres dos óculos após a cirurgia de catarata e declaram este fator entre as vantagens do implante de lente multifocal.

Ao avaliar a leitura em J1 sem óculos, considerada a melhor - que permite enxergar as pequenas letras de bulas de remédios, por exemplo - o oftalmologista espanhol encontrou 95,6% dos operados nesta situação após um semestre de realização da cirurgia. Estes resultados somados a evidências clínicas que oftalmologistas de todo o mundo constatam após o implante da lente multifocal nas cirurgias de catarata são relevantes, pois conferem mais tranquilidade para os pacientes no momento de decidir pela solução que desejam, avalia o médico brasileiro.

Catarata - A catarata provoca a opacificação do cristalino, lente natural do olho que focaliza a luz conduzida da pupila até a retina. O olho jovem permite esse foco nítido. Com o passar dos anos, próximo dos 60, a luz já não chega tão clara e a visão fica borrada em consequência da opacificação do cristalino que se torna amarelado. Esse fenômeno é a catarata, faz com que os raios de luz se espalhem e alterem as zonas de foco. De acordo com Akaishi, o único tratamento existente é a cirurgia de remoção do cristalino e sua substituição por uma lente artificial. "Quando não tratada, a catarata pode levar à cegueira", alerta. Atualmente, a catarata ocupa o primeiro lugar entre as causas de cegueira reversível no mundo.


Autor: Teresa Cristina Machado
Fonte: ATF

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581