.
 
 
Arte e música podem ajudar a combater a depressão e ajudar as pessoas a se sentirem mais saudáveis
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/01/2010

Arte e música podem ajudar a combater a depressão e ajudar as pessoas a se sentirem mais saudáveis

A descoberta dessa ligação entre participação cultural e saúde foi observado em todos os níveis sócio-econômicos

Se você pinta, toca um instrumento musical ou simplesmente ouve música constantemente, é provável que você se sinta mais saudável e menos depressivo do que pessoas que não o fazem. É o que diz um estudo, feito com aproximadamente 50 mil indivíduos de níveis sócio-econômicos diversos, e conduzido pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, coletou questionários, exames clínicos e perfis de saúde detalhados dos participantes.

“Há uma relação positiva, a que parece, entre participação em eventos culturais ou artísticos e saúde percebida, tanto para homens como para mulheres”, diz Jostein Holmen, um dos pesquisadores envolvidos no estudo amplo. “Para os homens há também uma contribuição bastante positiva na luta contra a depressão, pois os dados mostraram que há menos sentimentos depressivos naqueles que participavam de atividades culturais, o que não se mostrou verdadeiro para as mulheres participantes.”

Holmen também aponta que os benefícios encontrados para o controle da depressão não se mostraram verdadeiros quando a pessoa sofria de ansiedade.

Mas o dado mais importante, dizem os pesquisadores, é o fato de que a descoberta dessa ligação entre participação cultural e saúde foi observado em todos os níveis sócio-econômicos: independente da classe social, ter contato com as artes, teatro ou música – como participante ou como espectador – trouxe benefício para a percepção pessoal de saúde e bem estar.

Os pesquisadores, entretanto, são cautelosos em afirmar que a associação entre saúde e atividades culturais quer dizer, de forma direta, que cultura faz as pessoas mais saudáveis. Entretanto, a pesquisa pode levar a novas formas de pensar a saúde, especialmente na prevenção de transtornos mentais.


Autor: Imprensa
Fonte: O que eu tenho? Com informações da The Norwegian University of Science and Technology (NTNU)

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581