.
 
 
Infertilidade está entre os males causados pela Endometriose
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/01/2010

Infertilidade está entre os males causados pela Endometriose

Cólica mesntrual e dores na relação são os principais sintomas

Doença de origem multifatorial e de difícil definição patológica, a endometriose manifesta-se de diversas formas. Dentre as possibilidades analisadas, acredita-se que a associação do refluxo menstrual com a deficiência imunológica seja a principal causa da doença.

A localização da doença pode ser: no peritônio, ovário ou septo retovaginal. “O peritônio é a estrutura pélvica acometida com maior frequência, assim como os ovários que, quando comprometidos, podem formar cistos com tamanhos variados e que contém um líquido achocolatado - resultado de sangramentos mensais repetidos dentro do cisto”, revela o Prof. Dr. Paulo Ayroza, chefe da Clínica de Endoscopia Ginecológica e Endometriose do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo.

O principal sintoma associado é a cólica menstrual. Outros, como dor na relação e dores abdominais contínuas, não cíclicas, também podem acontecer. A possibilidade de causar infertilidade é outro grande risco de quem sofre com o problema. “A endometriose pode dificultar a gestação devido ao ambiente inflamatório pélvico considerado hostil à fecundação e desenvolvimento embrionário”, afirma Dr. Ayroza.

O médico declara que o diagnóstico pode ser realizado através de diferentes métodos. “De forma geral, considera-se o ultrassom pélvico transvaginal um bom método de triagem. Trata-se de um sistema bastante sensível no diagnóstico da endometriose dos ovários, porém não é muito adequado no diagnóstico da endometriose profunda. Neste caso, o exame de toque ginecológico permanece sendo o mais indicado. Há ainda a ressonância magnética, método mais versátil, já que associa elevada capacidade diagnóstica da endometriose profunda e da endometriose ovariana. Falha somente no diagnóstico mais preciso da endometriose intestinal”, diz.

Apesar da excelente qualidade e sensibilidade dos métodos de diagnóstico por imagem, a videolaparoscopia, método minimamente invasivo, ainda é considerada o tratamento mais indicado. “A videolaparoscopia permite, em um só ato, confirmar o diagnóstico visual da endometriose, coletar amostras de tecido para realizar o exame microscópico que irá confirmar o diagnóstico da doença e realizar a cirurgia para tratá-la”, conta o médico.

Dr. Ayroza ressalta ainda que o tratamento medicamentoso só está indicado nos casos de endometriose superficial. “Nas mulheres portadoras de endometriose do ovário ou profunda, a cirurgia por videolaparoscopia é a melhor opção. Ela permite remover, com precisão e segurança, a maior parte dos focos da endometriose, independente de sua localização. O tratamento cirúrgico não é complexo e deve ser indicado sempre que houver perda da qualidade de vida da mulher”, finaliza.


Autor: Redação Sempre Materna
Fonte: Materna

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581